sábado, 29 de junho de 2013

EDUCAR - Rubem Alves

Festas...


Hoje é Dia de São Pedro na Comunidade Córrego. 

Quem foi São Pedro?


São Pedro, discípulo de Jesus. Na casa de Pedro deram- se as primeiras pregações .
Também a cura da sogra de Pedro. Era Pedro e seu irmão André pescadores do Teberiades. 
Deu-se ali a pesca maravilhosa.
Disse Jesus, Venham a mim e os farei pescadores de homens.
A Pedro Jesus falou sobre o perdão. "Não te digo até sete vezes mas até setenta vezes sete vezes.

Lição da vigilância
 
 Orai e vigiai para não cair em tentações.
Se alguém quiser vir após mim tome a sua cruz e siga-me.
Disse Jesus :--O que dizem os homens a meu respeito?
Alguns dizem que és Elias outros que és João Batista ressuscitado (João já havia sido decapitado por Herodes ) Outros ainda dizem que és o profeta Jeremias.
Mas vós quem dizeis que eu sou? Pedro impulsionado por uma energia superior exclamou:
Tu és o Cristo filho do Deus Vivo nosso Salvador. ----Bem aventurado, sejas tu Pedro porque não foi a carne que te revelou mas sim meu pai que está no céu. Neste momento entregas-te a Deus o coração e falaste a sua voz. Bendito sejas, pois começas a edificar no espírito a fonte da fé viva.
Sobre essa fé, edificarei a minha doutrina de pás e esperança.
Em breves dias entrarei em Jerusalém para sofrer as mais penosas humilhações e calou-se comovido. Foi aí que Pedro modificando a atitude mental , deixando-se conduzir pelas concepções falíveis disse:
Mestre, convêm não exagerardes as vossas palavras Não podemos acreditar que tereis de sofrer semelhantes martírios.....Onde estaria Deus com a justiça do céu?
Pedro retira as tuas palavras! --Disse Jesus com energia.
Queres também tentar-me, como os adversários do Evangelho? ---Aparta-te de mim, pois neste instante falas pelo espírito do mal. Pedro emocionou-se até as lágrimas e Jesus disse
Para a vigilância , vigie o teu espírito ao longo do caminho. Basta um pensamento de amor, para que te eleves para o céu , mas na jornada do mundo, também basta as vezes, uma palavra fútil ou uma consideração menos digna para que o homem seja conduzido ao estacionamento e ao desespero das trevas.
Pedro, pelo reino de Deus é preciso que o discípulo resista as tentações dos entes mais amados na Terra, aos quais, embora ocupando o nosso coração, ainda não podem entender as conquistas santificastes do céu.
A negação de Pedro
Jesus diz a Pedro. Tu me amas Pedro? Por três vezes.
Pedro respondeu. Sim, Mestre eu vos amo.
Disse Jesus . Mas me negaras por três vezes antes que o galo cante. E assim se deu.
Em Roma na época em que os cristãos eram sacrificados no circo pelo imperador romano, Pedro, distanciou-se aflito pela via Apía afora, quando Jesus lhe aparece e diz: onde vais Pedro. Volte e apascenta as minhas ovelhas.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Educação.

 

RECORD EXIBIRÁ MATÉRIA COM O "PEQUENO GÊNIO" CARAUBENSE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (28)

 
 Pequeno Nícolas tem apenas três anos e já sabe ler e escrever.

Tivemos a informação de que a reportagem do Câmera Record com o garoto Nícolas, o "Pequeno Gênio" caraubense, será veiculada na próxima sexta-feira (28).
A notícia foi confirmada pelo professor Ulisses Neto, pai do menino. Segundo ele, o repórter entrou em contato e informou acerca da exibição da matéria.
O Programa Câmera Record é exibido a partir das 23h15min.
Fonte:http://www.caraubashotnews.com.br Por MAYKON OLIVEIRA

O que fazer nas férias?

Um guia completo para as férias

Dicas espertas para seus filhos aproveitarem a pausa com atividades variadas, muito descanso e sem exagerar no uso do videogame e do computador

 praia

Férias. Para as crianças, é um dos períodos de descanso do ano. Agora é esquecer um pouco a escola e só pegar em cadernos daqui a um mês. Essa mamata toda, porém, assusta um pouco os pais. O que fazer com os pimpolhos em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. Só é preciso um pouco de dedicação, isto é, nada de largar a tarefa para o playground do prédio e os fiéis companheiros eletrônicos - videogame, TV e computador. 
"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente desorientada", aconselha a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação. 

Quer dicas mais específicas? O Educar para Crescer conversou com especialistas e reuniu sugestões exclusivas para as férias de seus filhos. Aproveite! 
1) Diversão em família:  As férias são uma boa oportunidade de a criança conviver com os parentes e ter novas experiências e aprendizados
2) Diversão na vizinhança: Nada de TV, as crianças podem aprender muito mais nas férias ao explorar a vizinhança
3) Diversão com seus filhos: Sugestões de atividades e brincadeiras para aproximar você de seus filhos
4) Diversão com os livros: Como fazer com que os livros também façam parte das férias sem que a leitura se torne tarefa chata
5) Diversão à moda antiga: Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV!
6) 10 brinquedos eletrônicos que as crianças adoram: De laptop infantil a globo interativo, de sudoku a minimesa de música: idéias para fazer a alegria da garotada
7) 10 brinquedos que você pode fazer: Pipa, cinco marias, pé de lata... como fazer brinquedos artesanais para as crianças
8) Como aprender em Viagens: dicas para transformar uma viagem em diversão e aprendizado em família
9) 14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico: Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico
10) 10 maneiras de aproveitar um dia no parque ou na praça: Dicas espertas para quem vai passar as férias com as crianças em sua própria cidade
11) Guia para levar as crianças ao teatro: Um guia completo para você e seu filho se divertirem e aprenderem antes, durante e depois do espetáculo
13) 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico: Saiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade
14) 7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário: Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos

 

 Fonte: educarparacrescer.abril.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arraiá da Escola Estadual Zenilda Gama



Deusinha Câmara mostras suas Paródias no 12º Arraiá da Escola Zenilda Gama








Paródia: Passeio das Carroças.
Melodia: Roendo as unhas (Luiz Gonzaga)


Tem passeio de carroças, na Zenilda Gama,
Convido o amigo, vem vê a gincana,
É o arrasta-pé, melhor que tem aqui,
É o maior São João do Apodi.





É o décimo segundo arrasta-pé,
Homem, menino e mulher,
Só pessoas animadas,
Danças e linda apresentação,


 


Com muita organização,
Tem quadrilha estilizada,
Tem comidas típicas excelentes,
Esse arrasta-pé é quente,
Forró Abafe o Caso, tem,
O aluno aqui ajuda a gente,
O apoio e o corpo docente,
Hoje todo mundo vem.





 

Eleusa é nossa diretora,
Denise coordenadora,
E Dilza maravilhosa,
Ainda tem a Gidélia competente,
Aqui tem vice inteligente,
Que conhecemos por Rosa,
Veja três pessoas geniais,
Gessione, João Bosco,
Aleane Morais.
A Fernanda e Rafael,
Comanda o Inglês,
Maria, Grázia e Albinha,
Lecionando Português.




 



Temos “O Projeto Conquista”,
Com Veira e Caubi,
Tem “O Mais Educação”,
Com Toinha e Ceiça aqui,
Tem Leia e Luiz, Fernando, Nilson e Zé,
Tem Joana Darc uma, grande mulher.




Na equipe ainda tem Chico Cabeção,
Homem de bom coração,
E Janice que é legal,
Nesse apoio tem Zildete, que beleza,
E a Zélia com certeza,
Tem dedicação total,
Clédson Lima e Edson Moreira,
Dilena, Júnior Oliveira,
Antônia Maia que é demais,
Welliton com a geografia,
Gilkarleide que alegria,
Todos sensacionais.







 

Tem Toinho e Charles, Alderlan e Martinho,
Na secretaria o, seu Assis com carinho,
Com Claida e Gessomara, termino o que fiz,
Cantar pra todos me, deixou feliz.




Autora: Deusinha Câmara.
Poetisa Popular.
21/06/2013










Paródia: Dá uma olhadinha.
Melodia: Esquenta Moreninha


Dá uma olhadinha,
Dá uma olhadinha,
Dá uma olhadinha, Sei que você quer,
Dá uma olhadinha,
Dá uma olhadinha,
Dá uma olhadinha, nesse arrasta-pé.

Hoje no Zenilda a alegria é geral,
Por que é o grande dia do Arraiá Especial,
Tudo aqui é bom, e o povo gosta,
Ontem foi um sucesso o Desfile das Carroças.


Fomos às ruas, foi legal,
Foi sublime divertido, sensacional,
E hoje aqui não canto só,
Canto com Abafe o Caso,
Que é o melhor forró.



Autora: Deusinha Câmara.
Poetisa Popular.
21/06/2013


Não poderia deixar de agradecer a Poetisa Popular Deusinha Câmara, pelo belíssimo trabalho realizado  no Passeio de Carroças e no 12º Arraiá da Zenilda Gama.

Foi um sucesso!





terça-feira, 25 de junho de 2013

Biografia de Pe Antônio Vieira



O Padre Antônio Vieira nasceu em fevereiro de 1608. Quando ainda era criança, veio com a família para o Brasil, para morar em Salvador, na Bahia. Sua vocação religiosa foi sentida por volta de 1623, quando ainda era aluno do Colégio dos Jesuítas. Foi nessa época que ingressou na Companhia de Jesus.

Em 1626, já formado noviço, foi professor de humanidades e retórica em Olinda, até que em 1634 foi ordenado sacerdote, na Bahia.

Retornou para Portugal, quando tinha 33 anos, juntamente com uma comissão de apoio ao nosso rei Dom João 4°. E foi justamente esse rei que designou Vieira para negociar a reconquista das colônias, em 1642. A intenção era conciliar Portugal e Holanda, a oferta era entregar a província de Pernambuco aos holandeses, a fim de indenizá-los. Além disso, reunir os cristãos-novos em Portugal, para protegê-los da inquisição. Como recompensa, os cristãos-novos investiriam nos empreendimentos dirigidos pelo Império Português.

Mas as propostas não foram aceitas e o padre Antônio Vieira voltou para o Brasil, passando a morar no norte do Maranhão. Seus sermões foram publicados em Madri, em 1644, mas Vieira não reconheceu a edição como legítima, alegando que era uma péssima edição.

Em 1661, Vieira foi pressionado pelos senhores de escravos a deixar o Maranhão, já que o padre se posicionava contra a escravidão indígena. Teve que retornar, então, para Lisboa. Mas lá também sofreu, pois seus manuscritos “Quinto Império”, “História do Futuro” e “Chave dos Profetas” foram considerados hereges. Antônio Vieira foi condenado pela inquisição e ficou preso em Coimbra, de 1665 até 1667.

Dois anos depois foi anistiado e decidiu ir para Roma, onde ficou até 1676. Nesse período, o padre ficou sob a proteção da Rainha Cristina, da Suécia. Voltou para o Brasil em 1681, quando passou a se dedicar à literatura. Foi apenas em 1686 que seus Sermões foram publicados oficialmente em Lisboa.

O Padre Antônio Vieira faleceu em 1697, na Bahia.

Poesia do Pe Antônio Vieira




















POEMA DOS BONS ANOS

Leitura do Sermão dos Bons Anos,

do Pe. Antonio Vieira


Um bem por muito esperado
há de ser bem possuído,
para que a longa espera
realize o seu sentido.

Três dias passam depressa,
ou duram infinidades.
Três dias a quem espera
são mais: três eternidades.

Tamanha dor (a da espera)
que parece até castigo;
mas só se aplica o remédio
após vencer-se o perigo.

E é certo que os bons-anos
não os dá quem os deseja,
e sim quem os assegura.
Foi assim e assim o seja.

Barroco Brasileiro Anos 1601 a 1768.

AUTORES E OBRAS DE NOSSO BARROCO
____________________________________________________________
BARROCO (SEISCENTISMO), de 1601 a 1768.
BENTO TEIXEIRA (1561-1600)
Poesia Épica: "Prosopopeia", obra publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil, e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor brasileiro. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se passava por pernambucano, quando, na verdade, era natural da cidade do Porto (Portugal). Prosopopeia é de influência camoniana - a semelhança de Os Lusíadas -, composta com 94 estrofes de versos decassílabos em oitava heroica (AB, AB, AB, CC). Feita com a finalidade de louvar a D. Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA (1636-1711)
Poesia: "Música do Parnaso" (coletânea de poemas) – obra publicada em Lisboa, em 1705. Dividida em quatro coros de rimas – portuguesas, castelhanas, italianas e latinas. Destaca-se o poema A Ilha da Maré e os sonetos dedicados à amada Anarda, sua musa soberana. Botelho foi o primeiro escritor nascido no Brasil a ter um livro publicado.
FREI MANOEL DE SANTA MARIA ITAPARICA (1704-?)
Poesia: "Eustáquidos" (1769) - Epopeia sacra e tragicômica poema sacro, sobre a vida de Santo Eustáquio. Nesta obra encontra-se a Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, apologia hiperbólica (exagerada) da paisagem brasileira.
PADRE ANTÔNIO VIEIRA (1608-1697)
Foi o maior pregador do seu tempo; defensor dos negros, dos índios e dos cristãos-novos (judeus convertidos). A defesa dos cristãos-novos e valeram-lhe o ódio da Inquisição que o processou por opiniões heréticas. Foi condenado a dois anos de reclusão em uma casa jesuítica e o impedimento de pregar. Anistiado por D. Pedro, regressou ao Brasil em 1681. Pertence tanto à nossa literatura quanto a portuguesa.
Sermão (quase duzentos). Os Principais são:
Þ "Sermão da Sexagésima" (parábola do semeador) - O mais importante e polêmico dos seus sermões. Foi pregado na Capela Real de Lisboa, em março de 1655. Compõe-se de 10 pequenos capítulos, baseado no Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é a palavra de Deus). Esse sermão critica o estilo de outros pregadores (seus adversários católicos, os gongóricos dominicanos) que ao invés de pregarem servindo a Deus, o fazem para agradar aos homens.
Þ "Sermão Pelo Bom Sucesso Das Armas De Portugal Contra As De Holanda" - Pregado na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Bahia, em 1640. Vieira incita o povo a combater os invasores holandeses, realçando os horrores e depredações que eles fariam. O sermão ficou célebre pelo trecho conhecido como a "Apóstrofe Atrevida", onde questiona Deus, em pleno púlpito da igreja, com o Santíssimo Sacramento exposto: "Não me admiro tanto, Senhor, de que hajais de consentir semelhantes agravos e afrontas nas vossas imagens, pois já as permitistes em vosso sacratíssimo corpo; mas nas da Virgem Maria, nas de Vossa Santíssima Mãe, não sei como isto pode estar com a piedade e amor de Filho (...). Deus meu? (...). Sois o mesmo, ou és outro?". Se você tem interesse em "conhecer" a Apóstrofe Atrevida.
Þ "Sermão de Santo Antônio" (aos Peixes) – Pregado em São Luís do Maranhão, em 1654. Vieira critica os costumes e o aprisionamento dos índios.
Cartas: cerca de quinhentas, versando sobre o relacionamento entre Portugal e Holanda, a Inquisição e as ações dos Jesuítas na colônia.
Profecia: "História do Futuro" e "Esperanças de Portugal". Publicados postumamente. Nestas obras, nota-se a defesa do sebastianismo – crença segundo a qual o rei D. Sebastião, não morrera em combate na África, voltaria em breve para elevar Portugal a uma posição de destaque.
[GREGÓRIO DE MATOS] GUERRA (1633-1693)
Apelido: Boca do Inferno (devido linguagem maliciosa e ferina com que criticava pessoas e instituições da época).
Advogado formado em direito pela universidade de Coimbra. Foi o mais importante poeta do Barroco Brasileiro.
Sua obra nunca foi publicada em vida, o que ocasionou muitos problemas de autoria. Permaneceu inédita até o século XX quando a Academia Brasileira de Letras publicou, entre 1923 e 1933, seis volumes: I. Poesia Sacra; II. Poesia Lírica; III. Poesia Graciosa; IV. e V. Poesia Satírica e VI. Últimas

Educação

Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental são analfabetos funcionais, diz pesquisa - 25/06/2013 18:24:14
Imagem de gráfico
Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no país não leem e interpretam um texto de forma correta, segundo informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgada hoje (25) pelo movimento Todos pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A avaliação, que segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54 mil alunos de 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da amostra é composta por alunos do 2º ano do ensino fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Além da proficiência em leitura, a pesquisa testou também habilidades em escrita e matemática. A Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
"Ainda estamos abaixo dos 50% em leitura, escrita e matemática em relação a todas as crianças que precisam e têm o direito de ter essas competências básicas nos três primeiros anos do ensino fundamental", avaliou Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação. Ela diz que essa deficiência na etapa inicial compromete o aprendizado das crianças nos anos seguintes. "O foco nesses primeiros anos é estratégico para a gente garantir o direito ao aprendizado mais na frente. Se a gente não consegue corrigir isso no berço do problema, a gente não vai conseguir avançar na educação".
Na comparação por região, o quesito leitura teve pior resultado na Região Norte, onde 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram avaliação acima de 175 pontos. Ao atingir essa pontuação, os estudantes conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos e perceber relações de causa e efeito contidas nessas narrativas. A maior parte dos alunos dessa região (40,9%) não alcançou 125 pontos.
O Nordeste (30,7%) também apresentou resultado de proficiência adequada em leitura abaixo da média nacional. Mais de um terço dos nordestinos (38,4%) fez menos de 125 pontos. O melhor percentual foi verificado no Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste (47,8%). O Todos Pela Educação destaca que, ao obter o nível adequado de proficiência, mais do que aprender a ler, os alunos demonstram que têm condições de ler para seguir aprendendo nos anos seguintes.
As diferenças entre os estados nesse item são ainda maiores. São Paulo (60,1%), Minas Gerais (59,1%) e Distrito Federal (55%) apresentam o maior percentual de alunos que atingiram mais de 175 pontos em leitura. Os piores resultados, por outro lado, foram registrados em Alagoas (21,7%), Pará (22,2%) e Amapá (22,8%). Em Alagoas, mais da metade (50,6%) dos alunos não atingiu 125 pontos.
Para Priscila, esses resultados apontam que as políticas públicas em educação devem estar voltadas com mais vigor para as regiões Norte e Nordeste. "Temos que dar mais para quem tem menos. São regiões que precisam ter mais recursos, mais monitoramento, mais apoio técnico e políticas específicas também. Temos que superar uma fase de que o mesmo remédio serve para tudo. Só assim vamos conseguir qualidade com mais equidade também", propôs.
Para avaliar as habilidades em escrita, alunos que participaram da Prova ABC fizeram também uma redação. Com uma escala de 0 a 100 pontos, a correção avaliou três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro, que inclui grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação. Apenas 30,1% dos alunos do país apresentaram o desempenho esperado, que é acima de 75 pontos.
A diretora executiva avalia que a disparidade de resultados entre o quesito leitura e escrita revela uma maior ênfase, por parte das escolas, no letramento. "O ensino está mais voltado para a leitura, interpretação do que para a escrita. A gente precisa correr atrás disso. O ler para aprender inclui essa escrita para aprender também. Se a gente não tiver a criança plenamente capaz e autônoma nessa parte básica, ela também tem dificuldade de aprender outros conhecimentos", diz.
Entre as regiões, o Sudeste (38,8%) também apresentou o melhor resultado no item escrita, seguido pelo Centro-Oeste (36,2%) e pela Região Sul (36%). Norte (16,1%) e Nordeste (18,9%) ficaram novamente abaixo da média nacional. Nessas duas regiões, a maioria dos estudantes não alcançou 50 pontos: 58,1%, no Norte e 55,5%, no Nordeste. Os estados com maior percentual foram Goiás (42%), Minas Gerais (41,6%) e São Paulo (39,3%).
O Todos pela Educação monitora cinco metas relacionada à educação que foram definidas pelo movimento para serem alcançadas até 2022. A Prova ABC avalia a meta de número 2, pela qual toda criança deve estar plenamente alfabetizada até os 8 anos. De acordo com a organização, essa será a última edição da prova, pois o Ministério da Educação adotará um instrumento próprio, a Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), para monitorar esses resultados.
Fonte: Agência Brasil