sábado, 29 de junho de 2013
Festas...
Hoje é Dia de São Pedro na Comunidade Córrego.
Quem foi São Pedro?
São
Pedro, discípulo de Jesus. Na casa de Pedro deram- se as primeiras
pregações .
Também a cura da sogra
de Pedro. Era Pedro e seu irmão André pescadores do Teberiades.
Deu-se ali a pesca maravilhosa.
Disse Jesus, Venham a mim e
os farei pescadores de homens.
A Pedro Jesus falou sobre o
perdão. "Não te digo até sete vezes mas até
setenta vezes sete vezes.
Lição da vigilância
Orai
e vigiai para não cair em tentações.
Se alguém quiser vir
após mim tome a sua cruz e siga-me.
Disse Jesus :--O que dizem os
homens a meu respeito?
Alguns dizem que és Elias
outros que és João Batista ressuscitado (João já
havia sido decapitado por Herodes ) Outros ainda dizem que és
o profeta Jeremias.
Mas vós quem dizeis que
eu sou? Pedro impulsionado por uma energia superior exclamou:
Tu és o Cristo filho do Deus
Vivo nosso Salvador. ----Bem aventurado, sejas tu Pedro porque não
foi a carne que te revelou mas sim meu pai que está no céu.
Neste momento entregas-te a Deus o coração e falaste a sua
voz. Bendito sejas, pois começas a edificar no espírito
a fonte da fé viva.
Sobre essa fé, edificarei
a minha doutrina de pás e esperança.
Em breves dias entrarei em Jerusalém
para sofrer as mais penosas humilhações e calou-se comovido.
Foi aí que Pedro modificando a atitude mental , deixando-se conduzir
pelas concepções falíveis disse:
Mestre, convêm não
exagerardes as vossas palavras Não podemos acreditar que tereis
de sofrer semelhantes martírios.....Onde estaria Deus com a justiça
do céu?
Pedro retira as tuas palavras!
--Disse Jesus com energia.
Queres também tentar-me,
como os adversários do Evangelho? ---Aparta-te de mim, pois neste
instante falas pelo espírito do mal. Pedro emocionou-se até
as lágrimas e Jesus disse
Para a vigilância , vigie
o teu espírito ao longo do caminho. Basta um pensamento de amor,
para que te eleves para o céu , mas na jornada do mundo, também
basta as vezes, uma palavra fútil ou uma consideração
menos digna para que o homem seja conduzido ao estacionamento e ao desespero
das trevas.
Pedro, pelo reino de Deus é
preciso que o discípulo resista as tentações dos
entes mais amados na Terra, aos quais, embora ocupando o nosso coração,
ainda não podem entender as conquistas santificastes do céu.
A
negação de Pedro
Jesus diz a Pedro. Tu me amas
Pedro? Por três vezes.
Pedro respondeu. Sim, Mestre
eu vos amo.
Disse Jesus . Mas me negaras
por três vezes antes que o galo cante. E assim se deu.
Em Roma na época em que
os cristãos eram sacrificados no circo pelo imperador romano, Pedro,
distanciou-se aflito pela via Apía afora, quando Jesus lhe aparece
e diz: onde vais Pedro. Volte e apascenta as minhas ovelhas.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Educação.
RECORD EXIBIRÁ MATÉRIA COM O "PEQUENO GÊNIO" CARAUBENSE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (28)
Pequeno Nícolas tem apenas três anos e já sabe ler e escrever.
Tivemos a informação de que a reportagem do Câmera Record com o garoto
Nícolas, o "Pequeno Gênio" caraubense, será veiculada na próxima
sexta-feira (28).
A notícia foi confirmada pelo professor Ulisses Neto, pai do menino.
Segundo ele, o repórter entrou em contato e informou acerca da exibição
da matéria.
O Programa Câmera Record é exibido a partir das 23h15min.
Fonte:http://www.caraubashotnews.com.br Por MAYKON OLIVEIRA
O que fazer nas férias?
Um guia completo para as férias
Dicas espertas para seus filhos aproveitarem a pausa com atividades variadas, muito descanso e sem exagerar no uso do videogame e do computador
Férias. Para as crianças, é um dos períodos de descanso do ano. Agora
é esquecer um pouco a escola e só pegar em cadernos daqui a um mês.
Essa mamata toda, porém, assusta um pouco os pais. O que fazer com os
pimpolhos em todo o tempo livre? A preocupação é justificada, mas a boa
notícia é que existem, sim, diversas formas interessantes de entreter a
garotada e, de bônus, ainda reforçar os laços familiares. Só é preciso
um pouco de dedicação, isto é, nada de largar a tarefa para o playground
do prédio e os fiéis companheiros eletrônicos - videogame, TV e
computador.
"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente desorientada", aconselha a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação.
Quer dicas mais específicas? O Educar para Crescer conversou com especialistas e reuniu sugestões exclusivas para as férias de seus filhos. Aproveite!
"O segredo é não encher a criança de compromissos e, ao mesmo tempo, também não a deixar totalmente desorientada", aconselha a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. O ideal, portanto, seria programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O equilíbrio também é bem-vindo na seleção de atividades. Dias de chuva pedem brincadeiras indoor? Pois nos dias de sol não deixe de ir andar de bicicleta no parque. Vão viajar em família? Invente jogos coletivos, que podem ser muito divertidos - mas, na volta, deixe a criança um pouco isolada, para que tire proveito também da introspecção e de sua própria imaginação.
Quer dicas mais específicas? O Educar para Crescer conversou com especialistas e reuniu sugestões exclusivas para as férias de seus filhos. Aproveite!
1) Diversão em família: As férias são uma boa oportunidade de a criança conviver com os parentes e ter novas experiências e aprendizados
2) Diversão na vizinhança: Nada de TV, as crianças podem aprender muito mais nas férias ao explorar a vizinhança
2) Diversão na vizinhança: Nada de TV, as crianças podem aprender muito mais nas férias ao explorar a vizinhança
3) Diversão com seus filhos: Sugestões de atividades e brincadeiras para aproximar você de seus filhos
4) Diversão com os livros: Como fazer com que os livros também façam parte das férias sem que a leitura se torne tarefa chata
5) Diversão à moda antiga:
Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da
sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV!
6) 10 brinquedos eletrônicos que as crianças adoram: De laptop infantil a globo interativo, de sudoku a minimesa de música: idéias para fazer a alegria da garotada
7) 10 brinquedos que você pode fazer: Pipa, cinco marias, pé de lata... como fazer brinquedos artesanais para as crianças
8) Como aprender em Viagens: dicas para transformar uma viagem em diversão e aprendizado em família
9) 14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico: Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico
10) 10 maneiras de aproveitar um dia no parque ou na praça: Dicas espertas para quem vai passar as férias com as crianças em sua própria cidade
11) Guia para levar as crianças ao teatro: Um guia completo para você e seu filho se divertirem e aprenderem antes, durante e depois do espetáculo
13) 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico: Saiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade
14) 7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário: Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Arraiá da Escola Estadual Zenilda Gama
Deusinha
Câmara mostras suas Paródias no 12º Arraiá da Escola Zenilda Gama
Paródia:
Passeio das Carroças.
Melodia:
Roendo as unhas (Luiz Gonzaga)
Tem
passeio de carroças, na Zenilda Gama,
Convido
o amigo, vem vê a gincana,
É
o arrasta-pé, melhor que tem aqui,
É
o maior São João do Apodi.
É
o décimo segundo arrasta-pé,
Homem,
menino e mulher,
Só
pessoas animadas,
Danças
e linda apresentação,
Com
muita organização,
Tem
quadrilha estilizada,
Tem
comidas típicas excelentes,
Esse
arrasta-pé é quente,
Forró
Abafe o Caso, tem,
O
aluno aqui ajuda a gente,
O
apoio e o corpo docente,
Hoje
todo mundo vem.
Eleusa
é nossa diretora,
Denise
coordenadora,
E
Dilza maravilhosa,
Ainda
tem a Gidélia competente,
Aqui
tem vice inteligente,
Que
conhecemos por Rosa,
Veja
três pessoas geniais,
Gessione,
João Bosco,
Aleane
Morais.
A
Fernanda e Rafael,
Comanda
o Inglês,
Maria,
Grázia e Albinha,
Lecionando
Português.
Temos
“O Projeto Conquista”,
Com
Veira e Caubi,
Tem
“O Mais Educação”,
Com
Toinha e Ceiça aqui,
Tem
Leia e Luiz, Fernando, Nilson e Zé,
Tem
Joana Darc uma, grande mulher.
Na
equipe ainda tem Chico Cabeção,
Homem
de bom coração,
E
Janice que é legal,
Nesse
apoio tem Zildete, que beleza,
E
a Zélia com certeza,
Tem
dedicação total,
Clédson
Lima e Edson Moreira,
Dilena,
Júnior Oliveira,
Antônia
Maia que é demais,
Welliton
com a geografia,
Gilkarleide
que alegria,
Todos
sensacionais.
Tem
Toinho e Charles, Alderlan e Martinho,
Na
secretaria o, seu Assis com carinho,
Com
Claida e Gessomara, termino o que fiz,
Cantar
pra todos me, deixou feliz.
Autora:
Deusinha Câmara.
Poetisa
Popular.
21/06/2013
Paródia:
Dá uma olhadinha.
Melodia:
Esquenta Moreninha
Dá
uma olhadinha,
Dá
uma olhadinha,
Dá
uma olhadinha, Sei que você quer,
Dá
uma olhadinha,
Dá
uma olhadinha,
Dá
uma olhadinha, nesse arrasta-pé.
Hoje
no Zenilda a alegria é geral,
Por
que é o grande dia do Arraiá Especial,
Tudo
aqui é bom, e o povo gosta,
Ontem
foi um sucesso o Desfile das Carroças.
Fomos
às ruas, foi legal,
Foi
sublime divertido, sensacional,
E
hoje aqui não canto só,
Canto
com Abafe o Caso,
Que
é o melhor forró.
Autora:
Deusinha Câmara.
Poetisa
Popular.
21/06/2013
Não
poderia deixar de agradecer a Poetisa Popular Deusinha Câmara, pelo belíssimo
trabalho realizado no Passeio de Carroças
e no 12º Arraiá da Zenilda Gama.
Foi
um sucesso!
terça-feira, 25 de junho de 2013
Biografia de Pe Antônio Vieira
O Padre Antônio Vieira nasceu em fevereiro de 1608. Quando ainda era
criança, veio com a família para o Brasil, para morar em Salvador, na
Bahia. Sua vocação religiosa foi sentida por volta de 1623, quando ainda
era aluno do Colégio dos Jesuítas. Foi nessa época que ingressou na
Companhia de Jesus.
Em 1626, já formado noviço, foi professor de humanidades e retórica em Olinda, até que em 1634 foi ordenado sacerdote, na Bahia.
Retornou para Portugal, quando tinha 33 anos, juntamente com uma comissão de apoio ao nosso rei Dom João 4°. E foi justamente esse rei que designou Vieira para negociar a reconquista das colônias, em 1642. A intenção era conciliar Portugal e Holanda, a oferta era entregar a província de Pernambuco aos holandeses, a fim de indenizá-los. Além disso, reunir os cristãos-novos em Portugal, para protegê-los da inquisição. Como recompensa, os cristãos-novos investiriam nos empreendimentos dirigidos pelo Império Português.
Mas as propostas não foram aceitas e o padre Antônio Vieira voltou para o Brasil, passando a morar no norte do Maranhão. Seus sermões foram publicados em Madri, em 1644, mas Vieira não reconheceu a edição como legítima, alegando que era uma péssima edição.
Em 1661, Vieira foi pressionado pelos senhores de escravos a deixar o Maranhão, já que o padre se posicionava contra a escravidão indígena. Teve que retornar, então, para Lisboa. Mas lá também sofreu, pois seus manuscritos “Quinto Império”, “História do Futuro” e “Chave dos Profetas” foram considerados hereges. Antônio Vieira foi condenado pela inquisição e ficou preso em Coimbra, de 1665 até 1667.
Dois anos depois foi anistiado e decidiu ir para Roma, onde ficou até 1676. Nesse período, o padre ficou sob a proteção da Rainha Cristina, da Suécia. Voltou para o Brasil em 1681, quando passou a se dedicar à literatura. Foi apenas em 1686 que seus Sermões foram publicados oficialmente em Lisboa.
O Padre Antônio Vieira faleceu em 1697, na Bahia.
Em 1626, já formado noviço, foi professor de humanidades e retórica em Olinda, até que em 1634 foi ordenado sacerdote, na Bahia.
Retornou para Portugal, quando tinha 33 anos, juntamente com uma comissão de apoio ao nosso rei Dom João 4°. E foi justamente esse rei que designou Vieira para negociar a reconquista das colônias, em 1642. A intenção era conciliar Portugal e Holanda, a oferta era entregar a província de Pernambuco aos holandeses, a fim de indenizá-los. Além disso, reunir os cristãos-novos em Portugal, para protegê-los da inquisição. Como recompensa, os cristãos-novos investiriam nos empreendimentos dirigidos pelo Império Português.
Mas as propostas não foram aceitas e o padre Antônio Vieira voltou para o Brasil, passando a morar no norte do Maranhão. Seus sermões foram publicados em Madri, em 1644, mas Vieira não reconheceu a edição como legítima, alegando que era uma péssima edição.
Em 1661, Vieira foi pressionado pelos senhores de escravos a deixar o Maranhão, já que o padre se posicionava contra a escravidão indígena. Teve que retornar, então, para Lisboa. Mas lá também sofreu, pois seus manuscritos “Quinto Império”, “História do Futuro” e “Chave dos Profetas” foram considerados hereges. Antônio Vieira foi condenado pela inquisição e ficou preso em Coimbra, de 1665 até 1667.
Dois anos depois foi anistiado e decidiu ir para Roma, onde ficou até 1676. Nesse período, o padre ficou sob a proteção da Rainha Cristina, da Suécia. Voltou para o Brasil em 1681, quando passou a se dedicar à literatura. Foi apenas em 1686 que seus Sermões foram publicados oficialmente em Lisboa.
O Padre Antônio Vieira faleceu em 1697, na Bahia.
Poesia do Pe Antônio Vieira
POEMA DOS BONS ANOS
Leitura do Sermão dos Bons Anos,
do Pe. Antonio Vieira
Um bem por muito esperado
há de ser bem possuído,
para que a longa espera
realize o seu sentido.
Três dias passam depressa,
ou duram infinidades.
Três dias a quem espera
são mais: três eternidades.
Tamanha dor (a da espera)
que parece até castigo;
mas só se aplica o remédio
após vencer-se o perigo.
E é certo que os bons-anos
não os dá quem os deseja,
e sim quem os assegura.
Foi assim e assim o seja.
Barroco Brasileiro Anos 1601 a 1768.
____________________________________________________________
BARROCO (SEISCENTISMO), de 1601 a 1768.
BENTO TEIXEIRA (1561-1600)
Poesia Épica: "Prosopopeia", obra publicada em Lisboa no ano de 1601; é considerada o marco inicial do Barroco literário no Brasil,
e tida, por algum tempo, como o primeiro poema impresso de autor
brasileiro. Entretanto, descobriu-se, mais tarde, que Bento Teixeira se
passava por pernambucano, quando, na verdade, era natural da cidade do
Porto (Portugal). Prosopopeia é de influência camoniana - a semelhança de Os Lusíadas -,
composta com 94 estrofes de versos decassílabos em oitava heroica (AB,
AB, AB, CC). Feita com a finalidade de louvar a D. Jorge de Albuquerque
Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA (1636-1711)
Poesia: "Música do Parnaso" (coletânea de poemas) – obra publicada
em Lisboa, em 1705. Dividida em quatro coros de rimas – portuguesas,
castelhanas, italianas e latinas. Destaca-se o poema A Ilha da Maré e os sonetos dedicados à amada Anarda, sua musa soberana. Botelho foi o primeiro escritor nascido no Brasil a ter um livro publicado.
FREI MANOEL DE SANTA MARIA ITAPARICA (1704-?)
Poesia: "Eustáquidos" (1769) - Epopeia sacra e tragicômica poema sacro, sobre a vida de Santo Eustáquio. Nesta obra encontra-se a Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, apologia hiperbólica (exagerada) da paisagem brasileira.
PADRE ANTÔNIO VIEIRA (1608-1697)
Foi
o maior pregador do seu tempo; defensor dos negros, dos índios e dos
cristãos-novos (judeus convertidos). A defesa dos cristãos-novos e
valeram-lhe o ódio da Inquisição que o processou por opiniões heréticas.
Foi condenado a dois anos de reclusão em uma casa jesuítica e o
impedimento de pregar. Anistiado por D. Pedro, regressou ao Brasil em
1681. Pertence tanto à nossa literatura quanto a portuguesa.
Sermão (quase duzentos). Os Principais são:
Þ "Sermão da Sexagésima" (parábola do semeador) -
O mais importante e polêmico dos seus sermões. Foi pregado na Capela
Real de Lisboa, em março de 1655. Compõe-se de 10 pequenos capítulos,
baseado no Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei (A semente é
a palavra de Deus). Esse sermão critica o estilo de outros pregadores
(seus adversários católicos, os gongóricos dominicanos) que ao invés de
pregarem servindo a Deus, o fazem para agradar aos homens.
Þ "Sermão Pelo Bom Sucesso Das Armas De Portugal Contra As De Holanda" - Pregado na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Bahia, em 1640. Vieira incita o povo a combater os invasores holandeses, realçando os horrores e depredações que eles fariam. O sermão ficou célebre pelo trecho conhecido como a "Apóstrofe Atrevida", onde questiona Deus, em pleno púlpito da igreja, com o Santíssimo Sacramento exposto: "Não
me admiro tanto, Senhor, de que hajais de consentir semelhantes agravos
e afrontas nas vossas imagens, pois já as permitistes em vosso
sacratíssimo corpo; mas nas da Virgem Maria, nas de Vossa Santíssima
Mãe, não sei como isto pode estar com a piedade e amor de Filho (...). Deus meu? (...). Sois o mesmo, ou és outro?". Se você tem interesse em "conhecer" a Apóstrofe Atrevida.
Þ "Sermão de Santo Antônio" (aos Peixes) – Pregado em São Luís do Maranhão, em 1654. Vieira critica os costumes e o aprisionamento dos índios.
Cartas: cerca de quinhentas, versando sobre o relacionamento entre Portugal e Holanda, a Inquisição e as ações dos Jesuítas na colônia.
Profecia: "História do Futuro" e "Esperanças de Portugal". Publicados postumamente. Nestas
obras, nota-se a defesa do sebastianismo – crença segundo a qual o rei
D. Sebastião, não morrera em combate na África, voltaria em breve para
elevar Portugal a uma posição de destaque.
[GREGÓRIO DE MATOS] GUERRA (1633-1693)
Apelido: Boca do Inferno (devido linguagem maliciosa e ferina com que criticava pessoas e instituições da época).
Advogado formado em direito pela universidade de Coimbra. Foi o mais importante poeta do Barroco Brasileiro.
Sua
obra nunca foi publicada em vida, o que ocasionou muitos problemas de
autoria. Permaneceu inédita até o século XX quando a Academia Brasileira
de Letras publicou, entre 1923 e 1933, seis volumes: I. Poesia Sacra; II. Poesia Lírica; III. Poesia Graciosa; IV. e V. Poesia Satírica e VI. Últimas
Educação
Mais da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental são analfabetos funcionais, diz pesquisa - 25/06/2013 18:24:14
Mais da metade (55,4%) dos alunos do 3º ano do ensino fundamental no
país não leem e interpretam um texto de forma correta, segundo
informações da 2ª Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de
Alfabetização, a Prova ABC, divulgada hoje (25) pelo movimento Todos
pela Educação. Os dados mostram que 44,5% dos estudantes atingiram
pontuação acima do nível 175, que indica proficiência adequada em
leitura. O 3º ano é a série considerada limite para a alfabetização,
segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
A avaliação, que segue a escala do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), foi aplicada no final de 2012 e teve a participação de 54
mil alunos de 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600
municípios brasileiros. Metade da amostra é composta por alunos do 2º
ano do ensino fundamental e o restante por estudantes do 3º ano. Além da
proficiência em leitura, a pesquisa testou também habilidades em
escrita e matemática. A Prova ABC é uma parceria do Todos pela Educação
com a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro e o Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
"Ainda estamos abaixo dos 50% em leitura, escrita e matemática em
relação a todas as crianças que precisam e têm o direito de ter essas
competências básicas nos três primeiros anos do ensino fundamental",
avaliou Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação. Ela
diz que essa deficiência na etapa inicial compromete o aprendizado das
crianças nos anos seguintes. "O foco nesses primeiros anos é estratégico
para a gente garantir o direito ao aprendizado mais na frente. Se a
gente não consegue corrigir isso no berço do problema, a gente não vai
conseguir avançar na educação".
Na comparação por região, o quesito leitura teve pior resultado na
Região Norte, onde 27,3% dos alunos do 3º ano tiveram avaliação acima de
175 pontos. Ao atingir essa pontuação, os estudantes conseguem
identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas,
identificar características de personagens em textos e perceber relações
de causa e efeito contidas nessas narrativas. A maior parte dos alunos
dessa região (40,9%) não alcançou 125 pontos.
O Nordeste (30,7%) também apresentou resultado de proficiência adequada
em leitura abaixo da média nacional. Mais de um terço dos nordestinos
(38,4%) fez menos de 125 pontos. O melhor percentual foi verificado no
Sudeste (56,5%), seguido pelo Sul (51,2%) e Centro-Oeste (47,8%). O
Todos Pela Educação destaca que, ao obter o nível adequado de
proficiência, mais do que aprender a ler, os alunos demonstram que têm
condições de ler para seguir aprendendo nos anos seguintes.
As diferenças entre os estados nesse item são ainda maiores. São Paulo
(60,1%), Minas Gerais (59,1%) e Distrito Federal (55%) apresentam o
maior percentual de alunos que atingiram mais de 175 pontos em leitura.
Os piores resultados, por outro lado, foram registrados em Alagoas
(21,7%), Pará (22,2%) e Amapá (22,8%). Em Alagoas, mais da metade
(50,6%) dos alunos não atingiu 125 pontos.
Para Priscila, esses resultados apontam que as políticas públicas em
educação devem estar voltadas com mais vigor para as regiões Norte e
Nordeste. "Temos que dar mais para quem tem menos. São regiões que
precisam ter mais recursos, mais monitoramento, mais apoio técnico e
políticas específicas também. Temos que superar uma fase de que o mesmo
remédio serve para tudo. Só assim vamos conseguir qualidade com mais
equidade também", propôs.
Para avaliar as habilidades em escrita, alunos que participaram da Prova
ABC fizeram também uma redação. Com uma escala de 0 a 100 pontos, a
correção avaliou três competências: adequação ao tema e ao gênero;
coesão e coerência; e registro, que inclui grafia das palavras,
adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação.
Apenas 30,1% dos alunos do país apresentaram o desempenho esperado, que é
acima de 75 pontos.
A diretora executiva avalia que a disparidade de resultados entre o
quesito leitura e escrita revela uma maior ênfase, por parte das
escolas, no letramento. "O ensino está mais voltado para a leitura,
interpretação do que para a escrita. A gente precisa correr atrás disso.
O ler para aprender inclui essa escrita para aprender também. Se a
gente não tiver a criança plenamente capaz e autônoma nessa parte
básica, ela também tem dificuldade de aprender outros conhecimentos",
diz.
Entre as regiões, o Sudeste (38,8%) também apresentou o melhor resultado
no item escrita, seguido pelo Centro-Oeste (36,2%) e pela Região Sul
(36%). Norte (16,1%) e Nordeste (18,9%) ficaram novamente abaixo da
média nacional. Nessas duas regiões, a maioria dos estudantes não
alcançou 50 pontos: 58,1%, no Norte e 55,5%, no Nordeste. Os estados com
maior percentual foram Goiás (42%), Minas Gerais (41,6%) e São Paulo
(39,3%).
O Todos pela Educação monitora cinco metas relacionada à educação que
foram definidas pelo movimento para serem alcançadas até 2022. A Prova
ABC avalia a meta de número 2, pela qual toda criança deve estar
plenamente alfabetizada até os 8 anos. De acordo com a organização, essa
será a última edição da prova, pois o Ministério da Educação adotará um
instrumento próprio, a Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), para
monitorar esses resultados.
Fonte:
Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)