quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

Professores, em especial, sabem da importância que tem a leitura e a escuta de histórias para a formação de todo ser humano, desde a mais tenra idade. Por isso a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro fez uma seleção de livros infantis que marcaram (e ainda marcam) a vida de muita gente grande. Eles ainda estão por aí, em bibliotecas e livrarias. Oportunidade para uma atividade diferente: ler para os seus alunos, filhos, sobrinhos, netos, afilhados ou filhos de amigos. Para os já alfabetizados, oportunidade única de ouvi-los ler ou contar as histórias que mais gostam. Basta deixá-los a vontade, propor a brincadeira sem forçar nada. Também pode indicar as obras para eles ou dar de presente. Vale qualquer coisa para mostrar às crianças o prazer que eles despertam.


O menino maluquinho
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Ziraldo conta a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Era, na verdade, um menino feliz.



Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias
Autor: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras da autora. Os personagens dos três contos deste livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças; Caloca compreende a importância da amizade.



Festa no céu
Adaptação: Braguinha (João de Barro)
Ilustrador: Tatiana Paiva
Editora: Rocco
Festa no céu, conto tradicional brasileiro, foi eternizado na Coleção Disquinho. Lançada pela gravadora Continental em 1960, apresentava discos de vinil coloridos com histórias cheia de músicas compostas e adaptadas por João de Barro, o Braguinha, e orquestradas por Radamés Gnattali.


O caso do bolinho
Autor: Tatiana Belinky
Editora: Moderna
Com humor e experiência de quem entende de criança, a querida Tatiana Belinky reconta a história tradicional de uma avó que faz um bolinho e o coloca na janela para esfriar. O bolinho sai rolando em direção ao quintal e... imagine os perigos que o aguardam.


A arca de Noé
Autor: Vinicius de Moraes
Editora: Cia. das Letrinhas
Crianças e adultos sabem de cor alguns dos poemas infantis do poeta, graças ao ritmo inteligente e bem-humorado dos seus versos. As deliciosas versões musicais de A arca de Noé são exemplo da simpatia que ele conquistou entre pequenos e grandes leitores.




Ou isto ou aquilo
Autor: Cecília Meireles
Editora: Global
Cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e adivinhas originários do folclore são formas de expressão muito próximas do mundo da criança e com efeitos estéticos bastante sugestivos, criativos e lúdicos. No livro Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles faz uso desses recursos. Brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas, as repetições, a musicalidade.


O menino, o cachorro
Autor: Simone Bibian
Ilustrações: Mariana Massarani
Editora: Manati
O texto singelo e cativante, acompanhado pelas ultracriativas ilustrações, toca em um dos sentimentos mais profundos das crianças: a vontade de ter um animal de estimação. A obra cativa e encanta principalmente os leitores iniciantes, que se divertem com o objeto-livro e com o recurso gráfico utilizado pela autora de "inverter" o olhar a partir da metade do livro. Assim, na página que seria o final da narrativa, começa a mesma história contada do ponto de vista de um filhote de cachorro que tem como grande sonho ter "um menino de estimação"...

A galinha xadrez
Autor: Rogério Trezza
Ilustrações: Rogério Trezza
Editora: Brinque Book
Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, a várias gerações. Mas os tempos mudam e com ele alguns valores. Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? A questão é proposta (e resolvida) em “A Galinha Xadrez”.

Quem soltou o pum
Autor: Blandina Franco
Editora: Companhia das Letrinhas
A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Dá para imaginar os trocadilhos, com frases e situações hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.


A bolsa amarela
Autor: Lygia Bojunga Nunes
Editora:
Neste livro a autora nos apresenta Raquel, uma menina de 10 anos, que tem três grandes vontades escondidas numa bolsa amarela: a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação a garota sensível e imaginativa nos conta seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.


POEMAS

Poemas para brincar
Autor: José Paulo Paes
Ilustrações: Luiz Maia
Editora: Ática
As palavras se renovam e se apresentam como um novo convite à brincadeira a cada instante. Essa é a magia do livro. É um dos melhores livros de poesia para crianças já publicados no Brasil. A brincadeira com as palavras é a fonte para a criação dos poemas do livro, fazendo valer os conhecidos versos: ‘quanto mais se brinca/ com elas/ mais novas ficam’. O poema que abre o livro convida ao jogo com palavras e o poeta sabe que as crianças estão sempre dispostas a brincar. Feito o pacto lúdico, os outros poemas exploram os sentidos e os sons das palavras, com um fino humor de provocar risos até nos mais sérios. Os desenhos de Luiz Maia reforçam a ideia de que não tem coisa melhor do que brincar e rir.

Memória inventada para crianças
Autor: Manoel de Barros
Ilustrações: de Barros
Editora: Planeta
“Agora tenho saudade do que não fui. Acho que o que faço agora é o que eu não pude fazer na infância”. Manoel de Barros nunca saiu da infância. E ele escreve assim, como quem brinca. As palavras são seus objetos, as imagens, o que as une em frases que podem falar diretamente para os pequenos leitores. O universo infantil destes breves poemas que mais parecem contos selecionados da obra do autor se completa com as belas iluminuras de Martha Barros, filha do poeta. Memórias inventadas para crianças é um convite à descoberta do prazer da literatura. São poucos os autores que conseguem essa mágica. Manoel de Barros é um deles.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Linda essa História

A Taça da Copa 2014

 


 Depois de viajar por 89 países e percorrer mais de 150 mil quilômetros, a taça da Copa do Mundo finalmente chegou ao Brasil. Desta terça-feira até o dia 1º de junho, o troféu será exposto nas 27 capitais do país. Visitantes poderão chegar bem perto do objeto mais cobiçado do Mundial de 2014 e até tirar uma foto ao lado dele. Não poderão, porém, tocar no troféu nem protestar contra a Copa ou a Fifa nos estandes montados para a exibição da taça.
A proibição do toque é uma regra criada pela Fifa relacionada ao troféu. Somente campeões do Mundial de futebol ou chefes de Estado podem segurar a taça. Para garantir que essa regra seja cumprida, a taça da Copa será exposta pelas cidades do Brasil sempre dentro de uma espécie de aquário. "Gostaria de tocar, mas a gente entende", disse Rafael Menezes, estudante.
O aquário fica dentro de um estande montado pela Coca-Cola. No Rio de Janeiro, primeira cidade onde o troféu do Mundial está sendo exposto no Brasil, o espaço foi montado ao lado do estádio do Maracanã. 
Antes de entrar no estande, os visitantes deparam-se com um totem onde está impresso o código de conduta do Tour da Taça. O código restringe manifestações contra a Fifa ou patrocinadores da Copa, incluindo a Coca-Cola, no espaço em que o troféu está exposto. Qualquer manifestação política também está proibida para assegurar o "conforto e segurança" de visitantes.

A visitação da taça é aberta ao público das 9h às 21h. A entrada é gratuita.
CONFIRA O CRONOGRAMA

1.Rio de Janeiro – de 22 a 25 de abril, no Maracanã
2.Porto Alegre – 26 e 27 de abril, no Barra Shopping Sul
3.Belo Horizonte – 28 e 29 de abril, no Shopping Del Rey
4.Salvador – 30 de abril e 1º de maio, no Salvador Shopping
5.Cuiabá – 2 de maio, no Estádio Verdão
6.Curitiba – 3 de maio, no Park Shopping Barigui
7.Florianópolis – 4 de maio, no Centro Sul Convention Center
8.Campo Grande – 6 de maio, no Shopping Campo Grande
9.Goiânia – 7 de maio, no Centro de Convenções Goiâna
10.Vitória – 8 de maio, no Shopping Vitoria
11.Aracaju – 9 de maio, no Shopping Jardins
12.Maceió – 10 de maio, no Shopping Pátio Maceió
13.João Pessoa – 11 de maio, no Estação Cabo Branco
14.São Luiz – 13 de maio, no Shopping da Ilha
15.Palmas – 14 de aio, no Capim Dourado Shopping
16.Macapá – 15 de maio, no Marco Zero
17.Boa Vista – 15 de maio, na Praça Centro Cívico
18.Rio Branco – 17 de maio, no Sesi Rio Branco
19.Porto Velho – 18 de maio, no Mercado Cultural de Porto Velho
20.Manaus – 19 de maio, no Shopping Amazônia
21.Belém – 20 de maio, no Espaço São José Liberto
22.Teresina – 21 de maio, no Parque Nova Potycabana
23.Natal – dia 22 de maio, no Natal Norte Shopping
24.Recife – 23 e 24 de maio, no Shopping Recife
25.Fortaleza – 25 e 26 de maio, no Shopping Iguatemi
26.Brasília – 27 e 28 de maio, no estacionamento do Mané Garrincha
27.São Paulo – de 29 de maio a 1º de junho, no Shopping Itaquera

Fonte: UOL.com

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dia 21 de Abril- Dia de Tiradentes

Entenda o feriado de 21 de abril

No feriado do dia 21 de abril é comemorado o Dia de Tiradentes, em referência ao principal ativista político da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, morto no dia 21 de abril de 1792. Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou em um herói, logo após a Independência do país, em 1822.
A Inconfidência foi o movimento mais relevante do Brasil em busca do fim da colonização portuguesa. No século XVIII, com a queda na produção aurífera de Minas Gerais, o país europeu começou a cobrar elevados impostos da população brasileira. Isso revoltou a elite da região contra Portugal.
Tiradentes ficou conhecido por sair às ruas para conquistar a adesão do povo ao movimento. Ao contrário da maioria dos envolvidos, não fazia parte da elite. Ele era alferes e fazia parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais, Tinha esse apelido por exercer também o ofício de dentista. 
A origem pobre fez com que Tiradentes fosse condenado à morte e ao esquartejamento. Partes de seu corpo ficaram expostas ao público para desencorajar outras tentativas de rebelião. Os ativistas que tinham posses e influência conseguiram escapar da pena máxima.
Sobre Tiradentes
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Texto de Jussara de Barros