sexta-feira, 30 de maio de 2014

Todos os 12 estádios e cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Copa 2014

Tri, Tetra, Penta, Hexa... e a seguir?

O são-paulino está se tornando um letrado graças as muitas conquistas de seu time. Sem muita pretensão, venho aqui tentar  explicar as origens de tudo isso.

Muito jornalista antiquado, com uma visão originada sei lá onde, diz que só se é verdadeiramente tricampeão, por exemplo, quando se é seguido.

Bobagem.

Todas essas nomenclaturas são de origem grega, adaptadas ao português - as usamos como prefixos. Significam, só e obviamente: “uma vez”, “duas vezes”, “três vezes”, etc. Não há regra alguma que fale em consecutividade.

Todos vêm dos advérbios numerais em grego:

01. απαξ - Apax (uma vez).
02 . δις - Dis (duas vezes - Di ou Bi*).
03. τρις - Tris (três vezes - Tri).
04. τετρακις - Tetrakis (quatro vezes - Tetra).
05. πεντακις - Pentakis (cinco vezes - Penta).
06. εξακις - Hexakis** (seis vezes - Hexa).
07. επτακις - Heptakis** (sete vezes - Hepta).
08. οκτακις - Oktakis (oito vezes - Octa***).
09. ενακις ou εννακις - En(n)akis (nove vezes - Ena ou Enea).
10. δεκακις - Dekakis (dez vezes - Deca).
11. ενδεκακις - Endekakis (onze vezes - Endeca).
12. δωδεκακις - Dodekakis (doze vezes - Dodeca).
13. τρισκαιδεκακις - Triskaidekakis (treze vezes - Trisdeca).
14. τετταρακαιδεκακις - Tettarakaidekakis (quatorze vezes - Tetaradeca).
15. πεντεκαιδεκακις - Pentekaidekakis (quinze vezes - Pentedeca).
16. εκκαιδεκακις - Hekkaidekakis (dezesseis vezes - Hecadeca).
17. επτακαιδεκακις - Heptakaidekakis (dezessete vezes - Heptadeca).
18. οκτωκαιδεκακις - Octokaidekakis (dezoito vezes - Octodeca).
19. εννεακαιδεκακις - Enneakaidekakis (dezenove vezes - Eneadeca).
20. εικοσακις - Eikosakis (vinte vezes - Eicosa).
30. τρισκοντακις - Triskontakis (trinta vezes - Trisconta).
40. τετταρακοντακις - Tettarakontakis (quarenta vezes - Tetaraconta).
50. πεντηκοντακις - Pentekontakis (cinqüenta vezes - Penteconta).
60. εξηκοντακις - Hexekontakis (sessenta vezes - Hexeconta).
70. εβδομηκοντακις - Hebdomekontakis (setenta vezes - Hebdomeconta).
80. ογδοηκοντακις - Ogdoekontakis (oitenta vezes - Ogdoeconta).
90. ενενηκοντακις - Enenekontakis (noventa vezes - Eneneconta).

O "kai" tantas vezes citado significa "e". E "kis" é simplesmente "vezes". Ou seja, octokaidekakis é "oito e dez vezes". Dezoito vezes... Simples.

*Bi é a única exceção, pois é proveniente do latim.
**Começa com H pois existe um ‘acento’ na grafia original, chamado 'espírito forte', que dá som de uma aspiração.
***K do grego é convertido em C, no português.

Fonte: Gramática Grega, de Antônio Freire, S.J. Edit. Martins Fontes.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Relexão!

Fernanda Honorato, da TV Brasil, é a primeira repórter com síndrome de Down do país

A repórter Fernanda Honorato Crédito da foto: Márcio Zavareze/Arquivo TV Brasil
A repórter Fernanda Honorato
Crédito da foto: Márcio Zavareze/Arquivo TV Brasil
Fernanda dos Santos Honorato, de 34 anos, entra para o RankBrasil em 2014 como a primeira repórter com síndrome de Down do país. Nascida no Rio de Janeiro (RJ), a recordista não concluiu a escola regular, mas percebeu que através do esporte e das artes conseguiria manter seu processo de formação focada em outras atividades.
Ela trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006, mas foi no teatro que começou a se destacar muito antes disso. Contudo, o currículo da repórter não para por aí. Atualmente é dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação.
Carioca da gema, a recordista tem muito samba no pé e desfila todos os anos. Foi musa da portela e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria da Embaixadores da Alegria.
O trabalho na televisão surgiu após participar como entrevistada de um quadro da emissora. É o que conta a diretora do Programa Especial, Ângela Patrícia Reiniger. “Durante a entrevista que deu para nosso programa fiquei impressionada, achei que pela desenvoltura tinha potencial. Considerávamos importante ter uma repórter com deficiência intelectual. A Fernanda fez um teste e saiu tão bem que esta gravação até foi para o ar posteriormente”.
Em outubro de 2006, ela assumiu o microfone e juntou-se à equipe. Hoje, após sete anos na função, Fernanda Honorato relembra como foi importante conquistar a vaga. “É preciso que as pessoas acreditem na gente. Nós só necessitamos de oportunidade e fazer novas amizades. Estou muito feliz por conquistar o recorde”.
Para Ângela Patrícia Reiniger, o Brasil já evoluiu, mas ainda há muito a se fazer no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência. “Muitos me julgaram maluca por colocar uma repórter com deficiência intelectual na TV. A sociedade está se abrindo, mas ainda tem um bom caminho a ser trilhado. Nós aprendemos com a Fernandinha e ela aprende com a gente. É maravilhoso”.
O Programa Especial, exibido todos os sábados às 10h30 na TV Brasil desde 2004, é voltado para inclusão de pessoas com deficiência. Para ser 100% acessível ao telespectador, conta com recursos como: janela de LIBRAS – a Língua Brasileira de Sinais, legendas em português e audiodescrição.
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/2014/05/fernanda-honorato-da-tv-brasil-e-primeira-reporter-com-sindrome-de-pais/#sthash.MgxXWagX.dpuf

Educação- OBMEP-2014

 
 
 
 
 
 
 
 
Hoje (27) de maio,  mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participam da primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a segunda fase, que ocorre no dia 13 setembro.
A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova tem seis questões dissertativas, onde o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados, e ocorre em cerca de 9 mil centros de aplicação.