quarta-feira, 20 de novembro de 2013

HISTÓRIA DO BRASIL: ZUMBI DOS PALMARES = EDIÇÃO E NARRAÇÃO PROF. CESAR ...

Religião

Nesta quinta será feriado em Natal

20131120-160101.jpg
Amanhã, quinta-feira, 21 de Novembro, a população de Natal comemora o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Durante o feriado municipal, o comércio da cidade vai funcionar em horário diferenciado.
Comércio de Rua
Alecrim: A abertura é facultativa, porém, a maioria das lojas abrem das 08h às 13h.
Centro da Cidade: A abertura também é facultativa, mas grandes magazines abrem em horários diferentes, como a C&A (09h às 15h), Riachuelo (08h às 16h) e Lojas Americanas (09h às16h).
Zona Norte: Abertura facultativa até 12h, mas a maioria das lojas fecham.
Shopping
Shopping Midway Mall/Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h.
Lojas:12h às 21h.
Natal Shopping/Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h à 21h.
Norte Shopping/Praça de Alimentação: 11:30h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h
Praia Shopping/Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h.
Shopping Cidade Jardim/Praça de Alimentação: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.
Shopping Via Direta/Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h.
Supermercados
Funcionamento normal das grandes redes em dias de feriado, das 07 às 22hs.
Bancos
Fechados

Educação

Produção do Caldeirão do Huck conhece projeto de alunos do estado

A produção do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, esteve na zona rural de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, para conhecer de perto a história dos alunos da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, que desenvolveram um revestimento a base de cera de abelha, capaz de dar mais durabilidade aos frutos. A previsão é que as imagens sejam levadas ao ar no quadro Jovens Inventores, até o final do ano.

Orientado pela professora Antônia Gidelia da Costa, o trabalho dos estudantes Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, conquistou no início do ano o primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da USP. Os alunos potiguares também foram convidados para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia.

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós-colheita.

A descoberta dos alunos da Escola Estadual Zenilda Gama é fruto de projetos de incentivo à Iniciação Científica, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, e com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Além disso, o Governo do Estado tem apoiado a participação de projetos como esse, em feiras nacionais e internacionais, fornecendo passagens e ajuda de custo para hospedagem e alimentação. Ainda no primeiro semestre, os estudantes de Apodi foram homenageados pela governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária Betania Ramalho, em cerimônia realizada após a conquista na FEBRACE.

Fonte: Portal da Educação

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Literatura-Poesias

DESEJOS FINAIS


Não quero flores. Nenhuma sequer!
Não quero choro.
Vivi, amei, errei, acertei,
Mas nunca odiei.
Quero um trio formado por uma sanfona, uma zabumba e um triângulo.
Que homens cantem!
Que Mulheres dancem!
Que haja um bloco e uma caneta ladeando o esquive.
Que sirva para nele ser escrito pequenas frases,
Ou uma só palavra, em lugar das flores.
Serei um morto diferente.
Sem paletó, por favor!
Em minhas mãos ponham uma rapadura,
Pois a vida me foi dura, mas doce!
Sob minha cabeça, depositem meu primeiro livro.
Quero me tornar cinza em meio às palavras.
Deixem meu pó descansar em algum lugar onde haja livros.
Que em minha lápide seja escrita: “ Com os livros vivi. Conheci verdades e fantasias de autores; ri com eles; com eles chorei, senti dó, piedade, complacência e raiva. Amei.”¹
Parnamirim-RN, 1 de novembro de 2013

¹CASAGRANDE, Osmar. Retalhos. Palmas: Kelps, 2012. p.83.

Fonte: Blog de Francisco Martins.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Educação Prova Brasil

Alunos do Estado participam de avaliações do Ministério da Educação


Estão sendo realizadas até a próxima quarta-feira (21), em todo o Brasil, as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por meio das quais são obtidos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e outros importantes indicadores de rendimento escolar do país.
No Rio Grande do Norte, as avaliações são gerenciadas pelo subcoordenador de Avaliação Escolar da Secretaria de Estado da Educação, professor Afonso Gomes. Segundo ele, o SAEB compreende provas de Leitura, escrita, Matemática e Ciências, aplicadas de forma censitária e amostral, dependendo do nível de ensino.
Na perspectiva de uma aplicação bem sucedida em todo o Rio Grande do Norte, o SAEB conta com 63 polos de aplicação, distribuídos em 26 municípios e cerca de 700 colaboradores na equipe de campo, entre técnicos de diferentes setores da Educação do Estado e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).


Fonte: Robson Pires