domingo, 30 de novembro de 2014

Adeus a Chaves...

México e América Latina se despedem do ídolo Chapolim Colorado


Fãs do México, Brasil e outros países da América Latina se despediram neste sábado (29) de Roberto Gómez Bolaños, falecido aos 85 anos na véspera depois de marcar a infância de uma geração em suas quatro décadas de carreira dedicada à comédia.
O corpo de Bolaños foi levado de sua residência no balneário caribenho de Cancun, onde faleceu, para a Cidade do México. Em seu trajeto até o aeroporto da cidade, o carro fúnebre foi acompanhado por uma comitiva de cinco veículos liderados por patrulhas policiais.
Muitos fãs acompanharam o cortejo para dar seu último adeus ao comediante que encarnou o menino carente Chaves e o super-herói atrapalhado Chapolim Colorado, em programas que ainda hoje continuam sendo exibido nas televisões da região.
Gómez Bolaños, que morreu por causas ainda não esclarecidas, mudou para Cancun há vários anos, quando, por seus problemas respiratório, decidiu deixar a capital mexicana, situada a 2.250 metros de altura.
Ele será velado de forma discreta em uma sede da Televisa, emissora em que trabalhou quase toda a vida.
A missa na sede situada no sul da capital será acompanhada por parentes, amigos, colegas de trabalho, diretores da emissora e várias personalidades mexicanas.
A legião de fãs de Bolaños foi convidada a se despedir do ídolo no domingo, na grande homenagem que será realizada no estádio Azteca, que pode receber 105.000 pessoas.
O evento deve durar cinco horas e contará com apresentações musicais e mensagens de personalidades.
Os familiares do ator, incluindo Florinda Meza – sua segunda esposa e que fez a dona Florinda - ainda não fez declarações, mas enviou várias mensagens de agradecimento através do Twitter.
“Em nome da família, obrigada por tanto amor. Esperamos vocês amanhã no Estádio Azteca a partir das 12 para nos despedirmos dele”, escreveu a família no Twitter aberto em 2011 pelo próprio Bolaños e que tem mais de 6,7 milhões de seguidores.
No estádio, a equpe do América, propriedade da Televisa, fará um minuto de silêncio na partida deste sábado contra os Pumas pela liga mexicana.
Terra

Educação

Quase 20 mil candidatos fazem prova neste domingo (30) para cursos técnicos do IFRN

IFRN 


             Neste domingo (30), será aplicada a prova para os cursos técnicos integrados do IFRN, com início no ano letivo de 2015. A avaliação acontece das 13h às 17h, horário oficial local. Os portões que dão acesso ao local serão abertos às 12h e fechados às 12h45. Recomenda-se aos candidatos que cheguem com uma hora de antecedência ao início da prova, portando documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto, responsável pela seleção, informa ainda que os gabaritos preliminares das questões objetivas serão publicados no portal do IFRN a partir das 21h do domingo (30).
            Neste ano, o processo seletivo oferta um total de 2.724 vagas distribuídas entre 18 campi do IFRN, abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Norte. Estão inscritos na seleção cerca de 20 mil candidatos. O curso mais concorrido é o de Informática do Campus Mossoró, com um número de 16,97 candidatos por vaga. A concorrência de todos os cursos pode ser verificada na página do processo seletivo.
Devido ao grande número de inscritos, além dos campi do IFRN, também são locais de prova a UFRN e outras escolas públicas. Os candidatos que ainda não sabem onde vão fazer a prova devem verificar o cartão de inscrição, disponível no site dos processos seletivos do IFRN (http://processoseletivo.ifrn.edu.br).