sexta-feira, 28 de março de 2014

Educação

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2014



A Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, lança o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2014. O programa é uma oportunidade para que jovens brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. As inscrições vão até o dia 23 de maio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Em 10 anos, houve a participação de 768 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.


Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Na última edição, o representante do Rio Grande do Norte foi o estudante Pedro Lucas Paulino Torres, da cidade de Ielmo Marinho. Pedro, na condição de jovem deputado, apresentou a Câmara de Deputados o projeto que revoga o artigo 38 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a portaria normativa nº 10, referente à certificação de conclusão do Ensino Médio com base no ENEM. 

Os estudantes interessados em participar devem procurar a diretoria da escola e preencher a ficha de inscrição. Além disso, o candidato deve escrever um projeto de lei, tendo como tema assuntos ligados ao dia-a-dia do país.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Religião


 


CARTA DO PADRE ZEZINHO EM RESPOSTA A UM EVANGÉLICO MAL INFORMADO.

"Maria não pode nada.
Menos ainda as imagens dela que vocês adoram.
Sua Igreja continua idólatra.
Já fui católico e hoje sou feliz porque só creio em Jesus.
Você, com suas canções é o maior propagador da idolatria Mariana.
Converta-se enquanto é tempo, senão você vai para o inferno com suas canções idólatras..."
Paulo Souza, São Paulo - SP.

RESPOSTA ENVIADA PELO PADRE ZEZINHO

Paulo.
Paz no Cristo que você acha que achou!
 
Sua carta chega a ser cruel. Em quatro páginas você consegue mostrar o que um verdadeiro evangélico não deve ser. Seus irmãos mais instruídos na fé sentiriam vergonha de ler o que você disse em sua carta contra nós católicos e contra Maria. O irônico de tudo isso é que enquanto você vai para lá agredindo a Mãe de Jesus e diminuindo o papel dela no cristianismo, um número enorme de evangélicos fala dela, hoje, com o maior carinho e começa a compreender a devoção dos católicos por ela. Você pegou o bonde atrasado e na hora errada e deve ter ouvido pastores errados, porque, entre os evangélicos, tanto como entre nós católicos, Maria é vista como a primeira cristã e a figura mais expressiva da evangelização depois de Jesus.
Eles sabem da presença firme e fiel de Maria ao lado do Filho Divino. Evangélico hoje, meu caro, é alguém que pautou sua vida pelos evangelhos e por isso respeita os outros e não nega Maria. Pode haver diferenças, mas para ser um bom evangélico não é preciso agredir nem os católicos nem a Mãe de Jesus. Você é muito mais antimariano do que cristão ou evangélico. Seu negócio é agredir Maria e os católicos. Nem os bons evangélicos querem gente como você no meio deles. Quanto ao que você afirma, que nós adoramos Maria, sinto pena de você. Enquanto católico, segundo você mesmo afirma, já não sabia quase nada de Bíblia por culpa da nossa Igreja, agora que virou evangélico parece que sabe menos ainda de Bíblia, de Jesus, de Deus e do Reino dos Céus. Está confundindo culto de veneração com culto de adoração, está caluniando quem tem imagens de Maria em casa ao acusá-los de idólatras. Ora, Paulo, há milhões de católicos que usam das imagens e sinais do catolicismo de maneira serena e inteligente. Se você usava errado teria que aprender. Ao invés disso foi para outra Igreja aprender a decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Tornou-se juiz da fé dos outros. Deu um salto gigantesco em seis meses, de católico tornou-se evangélico, pregador de sua Igreja e já se coloca como a quarta pessoa da Santíssima Trindade, porque está decidindo quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Mais uns dois anos e talvez, de lá do alto de sua sabedoria eterna, talvez dê um golpe de Estado no céu e se torne a primeira pessoa. Então talvez, mande Deus vir avisar quem você vai pôr no céu ou no inferno. Sua carta é pretensiosa. Sugiro que estude mais evangelismo e, em poucos anos, estará escrevendo cartas bem mais fraternas e bem mais serenas do que esta. Desejo de todo coração que você encontre bons pastores evangélicos. Há muitíssimos homens de Deus nas Igrejas evangélicas que ensinarão a você como ser um bom cristão e como respeitar a religião dos outros. Isso você parece que perdeu quando deixou de ser católico. Era um direito que você tinha: procurar sua paz. Mas parece que não a encontrou ainda, a julgar pela agressividade de suas palavras. Quanto a Maria, nenhum problema: é excelente caminho para Jesus.
Até porque, quem está perto de Maria, nunca está longe de Jesus. Ela nunca se afastou. Tire isso por você mesmo. Se você se deu ao trabalho de me escrever uma carta para me levar a Jesus, e se acha capaz disso, imagine então o poder da Mãe de Deus! De Jesus ela entende mais do que você.Ou, inebriado com a nova fé, você se acha mais capaz do que ela? Se você pode sair por aí escrevendo cartas para aproximar as pessoas de Jesus, Maria pode milhões de vezes mais com sua prece de mãe. Ela já está no céu e você ainda está por aqui apontando o dedo contra os outros e decidindo quem vai ou quem não vai para lá.
 
Grato por sua carta.
Mostrou-me porque devo lutar pela compreensão entre as Igrejas.
É por causa de gente como você.

(Pe. Zezinho, scj)

Dia Internacional do Grafite

Hoje comemora-se  em todo Mundo o Dia Internacional  do Grafite. Precisamos valorizar essas  pessoas que tem uma Arte Magnífica. Deixo aqui uma! Não poderia esquecer o nosso Glorioso Brasil!
 
 O que é Grafite?
 
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
   Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

terça-feira, 25 de março de 2014

Poema



O tempo não para...


O tempo não para
E corre tão rápido que...
Não realizamos nossos sonhos.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
Não pensamos o suficiente.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
Não realizamos nossos desejos.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
Às vezes me perco no tempo.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
Aparecem as rugas e as injustiças da vida.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
Chegamos ao nosso fim muito longe da perfeição.
O tempo não para
E corre tão rápido que...
“As pessoas “ descriminam quem está só, quem é pobre...
Não sabendo elas que: nosso fim depende de nossa maneira de ser no decorrer da vida.
E quando vamos lutar por alguém...
O tempo já passou...

Revisão para 9º ano.

Figuras de Linguagem 


Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de ampliar o significado de um texto literário ou também para suprir a falta de termos adequados em uma frase. É um recurso que dá uma grande expressividade ao texto literário.
As mais comuns são: metáfora, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, personificação (ou prosopopeia), hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, pleonasmo, polissíndeto, assíndeto, onomatopeia, anáfora, sinestesia, gradação e aliteração.

Metáfora

A metáfora é um tipo de comparação, mas sem os termos comparativos (tal como, como, são como, tanto quanto, etc). Na metáfora, a comparação entre dois elementos está implícita, trazendo uma relação de semelhança entre eles. Exemplo:
Tempo é dinheiro.
Percebemos neste exemplo a relação implícita, onde o tempo é tão valoroso quanto o dinheiro, por isso ele é colocado como semelhante à moeda.

Comparação

A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Difere da metáfora porque possui, obrigatoriamente, termos comparativos. Em suma, é uma comparação explícita. Exemplo:
Tempo é como dinheiro.
Neste exemplo vemos o principal definidor de uma comparação: a palavra como traz explicitamente a ideia de que o tempo é valoroso como o dinheiro.

Personificação (ou prosopopeia)

A personificação, também chamada prosopopeia, consiste na atribuição de características humanas, como sentimentos, linguagem humana e ações do homem, a coisas não-humanas. Exemplo:
Congresso Internacional do Medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro.
Carlos Drummond de Andrade
Neste exemplo, o medo, uma sensação, é transformado em pai e companheiro, algo que só é atribuído a um ser humano.

Sinestesia

A sinestesia traz textos que expressam as sensações humanas, com o cruzamento de palavras referentes aos cinco sentidos. Exemplo:
Recordação
Agora, o cheiro áspero das flores
leva-me os olhos por dentro de suas pétalas
Cecília Meireles


 Ambiguidade
A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. É uma figura de palavra e de construção. Embora funcione como recurso estilístico, a ambiguidade também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má colocação da palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da oração.

Exemplo: "(...) os corpos do casal B serão exumados pela segunda vez nesta semana." ( Folha de S. Paulo)



Paradoxo

Paradoxo é a presença de elementos que se anulam numa frase, trazendo à tona uma situação que foge da lógica. Exemplo:
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
Luís de Camões
A situação do paradoxo aqui é clara: os elementos marcados se anulam, trazendo uma série de questionamentos. Como pode uma ferida, algo que causa dor física, não ser sentida? Como o contentamento, que causa felicidade, pode ser descontente? Como a dor pode não doer? Vemos claramente a fuga da lógica.

Poesia

OS MENINOS DO FILME

(Uma poesia do Livro Contrapondo, de Dodora, feita para Charley Noronha, Erivaldo Paiva e Júnior Costa, quando em 1998 eles fizeram o filme “A morte, o começo sem fim.”)

Parecia uma brincadeira de criança
Que jogava com a esperança de fazer um filme sem roteiro.
O sonho era a vida:
Contraponto: "A morte, o começo sem fim"
Mas a morte é o fim
E eles foram o começo
Da mudança da lógica, num Apodi desigual
Onde o mal é não crer nos seus filhos.
Eles filhos de quem?
De Altino, Iran
Homens simples e que amavam o cinema
O primeiro filme foi Iran que mostrou
E o primeiro cinema foi Altino que fez
E agora os meninos
Alguns deles também
Charley, Júnior, Erivaldo
Diretores, atores, afinal amadores
Mas que amam a arte nessa terra que é parte de um todo difícil
Como a dor dos seus sonhos.
E a morte por quê?
Era apenas o nome
Do filme da terra
Que não é Hollywood, mas se chama Apodi
Eles foram heróis
Que não tinham recursos, mas apenas vontade.
Superaram barreiras
Descobriram maneiras
E como numa gestação concluíram o filme nove meses depois
E agora?
É o medo da estreia na rua
Da incompreensão nua dos que cobram apenas.
Eles são os heróis e vieram me pedir uma poesia
sobre o filme e a vida
mas a vida é um filme onde a tela é o mundo
onde tudo é dificil como nos filmes de Rambo.
Charlley, Júnior, Erivaldo
um que sonha ou chora
Todos amam e imploram o apoio da gente
Todos olham pra mim como quem pede a mão.
São heróis!
Não apenas a mão
Se puder o coração com o apoio e o beijo
Vão à frente à luta
Com o filme a vida
Com a cabeça erguida
Os heróis são vocês!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Educação

Estudante prodígio de 3 anos é destaque em programa da Rede Globo


Nesta semana o programa Mais Você (Rede Globo), apresentado por Ana Maria Braga, mostrou a história do garoto Nícolas de Sousa, 3 anos, que mora com os pais na comunidade Apanha Peixe (Caraúbas). O estudante é considerado um aluno com altas habilidades e é acompanhado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da SEEC.
Durante o programa, Ulisses, professor de Geografia e pai do estudante, falou como o filho vem apresentando sinais de ser um estudante acima da média dos demais alunos da turma: “Eu não sei como ele entende, mas acho que a dificuldade o estimula a estudar”, explicou o pai ao falar que além de ler e escrever, Nícolas já fala inglês e tem facilidade em aprender sequências longas para a idade, como cantar o Hino Nacional sem errar a letra.
No ano passado, uma equipe no NAAH/S foi a casa e escola de Nícolas para conhecer o estudante e avaliar suas habilidades. As professoras Inês Albano e Ivana Lucena, técnicas da Secretaria de Educação, perceberam que o garoto é uma criança precoce com potencial alto de aprendizagem, mesmo que a idade não permita realizar uma analise mais aprofundada.
O núcleo conversou com os pais e professores e aconselhou que atividades devem ser feitas para que seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo seja preservado. “O menino foi avaliado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Estado. E ele recebeu a orientação de continuar estimulando o menino”, comentou Ana Maria Braga. 
Nícolas segue na turma de educação infantil, tendo aulas regulares e com conteúdos de turmas mais avançadas, com atividades que variam e contemplam o desenvolvimento cognitivo e a socialização com outros estudantes da mesma idade. Confira a matéria apresentada no Mais Você clicando aqui.
 
Fonte: http://www.rneducacao.com

domingo, 23 de março de 2014

Apodi 179 anos de Emancipação Política



 



 Origem do nome Apodi

Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação? É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.



 

Fundação de Apodi

Fundado em 19 de abril de 1680 por Manuel Nogueira Ferreira (15/5/1655 – 17/1/1715), quando o capitão-mor Geral de SUNY concedia aos irmãos Manoel e João Ferreira, as sesmarias, confirmadas pelo Governador Geral da Bahia, Roque da Costa Barreto, em 12 de fevereiro de 1682, e elevado à categoria de município em 23 de março de 1835 e instalado a 9 de outubro de 1835 e de cidade em 5 de março de 1887, pela Lei Provincial nº 988. Porém, antes já era sede de comarca, criada pela Lei Provincial nº 765, de 15 de setembro de 1875


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Apodi 179 anos de Emancipação Política!

Hino de Apodi

Nestas plagas de campos ardentes
onde o sol tem mais brilho e calor
vive um povo de heróis e valentes
que não temem da vida o labor

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!
(BIS)

Apodi, Apodi, pátria amada
Como é lindo o luar que a prateia
e a gigante Lagoa adornada
de verduras que as margens rodeia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Itaú teu herói legendário
vibra em nós como um eco acordando
a ternura sem par de um erário
de mil glórias que vamos herdando

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Nestas plagas sem fim onde altiva
a viril carnaúba se alteia
medra o gênio da raça nativa
que o passado sem mancha pompeia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!