terça-feira, 19 de agosto de 2014

Educação

Leonardo Boff ministra Aula Magna da UFRN

leonardo boff
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a Aula Magna do segundo semestre letivo 2014, na quarta-feira, dia 27, às 9h, no auditório da Reitoria, tendo como palestrante convidado o professor, teólogo e escritor Leonardo Boff. O tema de sua palestra será “Ecologia e o papel da universidade no mundo contemporâneo”. Leonardo Boff, natural de Santa Catarina, é autor de uma vasta produção intelectual no campo da Filosofia, da Teologia e da Educação, desde 1962. Ele tem mais de 60 obras publicadas, muitas delas traduzidas em diversos países.
Pensador e crítico da Igreja Católica, se tornou mais conhecido, dentro e fora do Brasil, pela divulgação da Teologia da Libertação, da qual se tornou seguidor e teórico. Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), articulista de dezenas de jornais e conferencista que viaja o Brasil divulgando os temas abordados em sua obras.

Fonte: Robson Pires.

4ª Edição da Olimpíada de Lingua Portuguesa

Os textos abaixo relacionados foram  selecionados por uma Comissão na Escola dos alunos  Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, que participaram da 4ª edição das Olimpíada de Língua Portuguesa etapa na Escola. Com o Gêneros Textuais; Poesias ganhou o aluno do 6º ano,  Juciverthon Alves de Sousa, com o texto  "Apodi é meu Lugar". Já nas Memórias o escolhido foi a aluna do 7º ano  Maria Vitória de Souza Queiroz, com o texto "Lembranças da Vovó"  e a Crônica ganhou a aluna do 9º ano Sâmara Victória da Silva Gomes com o texto "A aula inesquecível". A aprendizagem foi muito proveitosa e todos os alunos que participaram estão de Parabéns!


 Poesias

Apodi é meu Lugar

 O lugar onde vivo,
É muito bom de morar,
O nome é Sítio Ponta,
Quem quiser pode vir lá,
E conhecer a cultura,
De um povo bem popular.

O lugar onde moro,
Tem muita plantação,
Os moradores de lá,
Plantam milho e feijão,
Ainda há um cantinho,
Para plantar melancia e melão.

Além do mais esse lugar,
Também serve para criar,
Criação de gado e ovelha,
Que é bom de trabalhar,
E esse grande trabalho,
Não pode se acabar.

Eu vivo nesse lugar,
Banhado por uma Lagoa,
Que serve para criar peixe,
E também para a lavoura,
E tem muitas Carnaúbas,
Que serve para confeccionar vassoura.



Eu moro nesse lugar,
Que é muito divertido,
Quando chega a madrugada,
Os passarinhos cantam comigo,
E o dia vai raiando,
E a gente amanhece sorrindo.

O Meu nome é Juciverthon,
Sou filho de Apodi,
Com o Meu Deus a sorrir,
Estudando no 6º ano,
Mostrando nesta Olimpíada,
Tudo que aprendi até aqui.

Por isso digo a todos,
Que venham nos visitar,
No município de Apodi,
Nós ficamos a esperar,
Conhecer nossa cidade,
Melhor no RN não há.

  

Memórias
  
 Lembranças da Vovó



            Minhas lembranças são muitas, mas vou falar um pouco para esta minha neta querida: Maria Vitória, pois a mesma precisava participar da 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
            Nasci no dia 28 de setembro de 1951, no Sítio Minas, Zona Rural no Município de Apodi-Rn, na casa dos meus pais, mais conhecidos como Agápto Torres e Delmira Galdino (in memoriam). Hoje o meu pai reside na comunidade Lagoa do Mato no RN.
Vou contar um pouco das minhas travessuras e sonhos que consegui realizá-los. Fui criada no sitio citado acima com meus pais, pois a vida não era fácil, minha infância e juventude foram muitas difíceis. Lembro-me de que com 4 ou 5 anos a diversão que tínhamos era  quando íamos dormir na casa do meu avô, lá aprontávamos à beça, pois em casa de avô , já diz tudo, a gente  era quem mandava, mesmo não tendo muitas condições, conseguíamos  o que poucos hoje em dia não tem, a tão sonhada Felicidades! Ai! Como eu era Feliz! Andávamos de cavalo, de burro, de carroça.
Os anos foram passando e meu irmão caçula nasceu no ano de1967. Com isso a minha vida se completou. Gostava tanto dele que hoje eu sou Madrinha de Apresentar, de Fogueira, e de Casamento. Hoje Artur Torres, meu irmão, é um grande costureiro na cidade.
As viagens que fazíamos era de 6 em 6 meses, saíamos para missas, casamento de familiares, batizados e outros eventos que existia na comunidade. Depois de muitos anos, chegou à data mais especial em minha vida, o dia 14 de julho de 1974, que foi meu casamento. Construí uma família e teve 5 filhos,  criei todos com muito amor, depois vieram os  5 netos para minha  satisfação, fui avó,   hoje estou dando uma entrevista para minha neta querida e foi um prazer participar da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Atualmente sou agricultora, dana de casa, Legião de Maria, moro em casa própria no Sítio Retiro com meu esposo Manu Queiroz. Sou Feliz! Agradeço tudo que tenho ao meu Deus, por ter me proporcionado durante esses anos tantas alegrias.

Texto com base no depoimento de Maria de Fátima Torres Queiroz.



Crônica:

A aula inesquecível.

 Um dia na Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, na Comunidade Córrego, no município de Apodi-RN. Nos primeiros horários, Professora Neta, que ensina ciências. Começou a explicar um conteúdo onde fizemos misturas de várias substâncias. Misturamos a água com sal, água com óleo e várias outras. Dentro desse assunto percebemos que existem moléculas na água, são pequenas bolinhas que se juntam e formam um conjunto que são as moléculas, como falei acima. Molécula da Água.
Nesta aula, ela também falou que para vivermos temos que respirar como todos sabem e o nome deste ar chama-se Oxigênio, e que existem dois tipos de misturas. As misturas Homogêneas são duas, os componentes juntos em um só recipiente, onde só avistamos um só componente. E a mistura heterogênea é aquela que podemos ver os dois componentes, tipo água e sal.
No final da aula todos os alunos fizeram uma Separação dos componentes; cascas de feijão do feijão, ou melhor, um jato de ar pode separar dois componentes sólidos de densidades diferentes, nisso consistem a Ventilação. Quando terminou, de um lado ficou o feijão e do outro a casca. Para finalizara aula ela falou de substâncias químicas, onde em só um produto existem várias substancias, Por exemplo: no shampoo, no condicionador...
Como tudo que é bom duro pouco, esta aula de ciência acabou, mas com certeza foi à melhor aula que já assisti, pois na minha escola não há Laboratório de Ciências. O sinal tocou e nós fomos para casa pensando em tudo aquilo que aprendemos na aula de Neta.