sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

IAM de Apodi: Santa Luzia - A santa protetora dos olhos -

IAM de Apodi: Santa Luzia - A santa protetora dos olhos -:     Santa Luzia nasceu por volta do ano 280 d.C. em Siracusa na Itália, sendo filha de pais nobres. ...

Biologia

Por que é incorreta a afirmação de que a Amazônia é o ''pulmão'' do mundo?

enviado por Caroline Wanie

As árvores da Floresta Amazônica, apesar de produzirem uma grande quantidade de oxigênio na fotossíntese, também respiram e acabam consumindo todo (ou quase todo) este gás durante o processo de respiração aeróbica. No final o resultado da relação produção de O2 (na fotossíntese) / consumo de O2 (na respiração aeróbica) tende ao empate, não há "sobra" de oxigênio.

O verdadeiro "pulmão" do mundo é o conjunto das algas marinhas nos oceanos, que joga na atmosfera cerca de 55% de todo o oxigênio produzido no planeta.

Isso não quer dizer que podemos derrubar toda a floresta! Ela tem papel importante na regulação do clima, principalmente influenciando o regime de chuvas da própria região amazônica, bem como o de outras regiões.

Bons estudos!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Religião

             
               O papa Francisco foi eleito a "personalidade do ano" pela revista norte-americana "Time".
            O pontífice concorria com Bashar Assad (ditador sírio), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Ted Cruz (senador do Estado do Texas), Miley Cyrus (cantora), Barack Obama (presidente dos EUA), Hassan Rouhani (presidente do Irã),Kathleen Sebelius (Secretária de Saúde e Serviços Humanos dos EUA), Edward Snowden (ex-integrante da NSA) e Edith Windsor (ativista pelos direitos dos homossexuais).
Segundo a editora da Time Nancy Gibbs, o papa tem seu foco na compaixão e "se tornou a nova voz da consciência".
              "Poucas vezes, um novo ator do cenário mundial captou tanta atenção de maneira tão rápida --de jovens e velhore, crentes e céticos-- como fez o papa Francisco", escreveu.
             "Em nove meses no trono, Francisco se colocou no centro das principais conversas de nossa época: sobre riqueza e pobreza, imparcialidade e justiça, transparência, modernidade, globalização, o papel da mulher, a natrureza do matrimônio, as tentações do poder", afirmou.
           Desde 1927, a principal revista semanal norte-americana escolhe a pessoa que mais influenciou no ano. Em 2012 pela segunda vez depois de 2008, o presidente norte-americano Barack Obama foi o escolhido para receber o título.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

você sabia?

Conheça a origem da palavra ‘carnaval’


ter, 10/12/13
por Sérgio Nogueira |
categoria Dicas
| tags abstêmio, carnaval, final de semana, risco de vida, verbos


VOCÊ SABE…
…qual é a origem do carnaval?
Vem da antiguidade. Era um período anual de festas profanas e hoje corresponde ao período de três dias, que sempre acaba na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma.
A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”.
Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural: “…no latim medieval carnelevarium, carnilevaria, carnilevamem, véspera de Quarta-Feira de Cinzas, tempo em que se iniciava a abstinência da carne.”
É importante lembrar que o afastamento da carne é uma exigência da Quaresma.
Segundo o dicionário Houaiss: “…do latim clássico carnem levare (…) fixa-se no italiano carnevale (séc. XIV) e daí no francês carneval (1552) carnaval (1680), passando às demais línguas europeias ainda no século XVII.”
O primeiro elemento vem do latim caro, carnis (=carne), e o segundo elemento vem do verbo latino levare (=tirar, sustar, afastar). Há quem suponha que a segunda parte do vocábulo pertença ao domínio popular, do latim vale (=adeus); daí carnevale (=adeus à carne).
Resta uma dúvida: será que é por isso que a “carne” é tão valorizada durante o carnaval?

Clientes do Banco do Brasil

logo banco pequena

Falha no aplicativo para smartphones do Banco do Brasil fez com que os usuários tivessem acesso a extratos e a dados de outros clientes, de acordo com relatos em redes sociais. O problema aconteceu na noite de ontem (9). O Banco do Brasil suspendeu ontem mesmo o acesso às contas pelo aplicativo. Hoje, o banco informou que o aplicativo voltou a funcionar com o problema corrigido.
No Twitter, o banco informou que foi identificado o problema. Hoje (10), em nota, o banco confirmou que houve acesso a informações de contas de outros clientes que também estivessem operando o aplicativo. “No entanto, os sistemas de segurança do banco permaneceram ativos, e não houve comprometimento de dados ou risco no caso de transações bancárias”, acrescentou.
Segundo o banco, as falhas ocorreram nos aplicativos do BB, com sistemas IPhone e Android. “O problema afetou usuários que estavam online no período de 19h52 até por volta das 20h40, quando os acessos à solução foram interrompidos. O aplicativo voltou a ficar disponível, com estabilidade, a partir das 23h45”, diz o banco. Ainda de acordo com o banco, o problema surgiu nos processos periódicos de atualização de versões dos aplicativos.

Doação é essencial