quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Portal do AD: Exposição de Artes

Portal do AD: Exposição de Artes: "Um mundo a se descobrir" , a segunda mostra de artes visuais do IFRN-Campus Apodi,  apresentando o resultado do fazer artístico d...

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Veja dicas para estudar as matérias "arroz com feijão" dos concursos públicos


Segundo o economista e concurseiro, Charles Dias, o conjunto de matérias chamado de "arroz com feijão" (português, informática, direito administrativo e direito constitucional) deve ser estudado antes mesmo do edital do concurso público ser publicado, pois são a base para qualquer pessoa que deseja passar num concurso público.

O estudo dessas matérias não deve ser feito de forma apressada e superficial, uma vez que formarão a base do conhecimento sobre a qual o concurseiro irá determinar o estudo das outras matérias cobradas em concursos públicos. "Acredito que o concurseiro deve dedicar seus primeiros seis meses de estudo a essas disciplinas", diz Charles.

Veja porque as matérias "arroz com feijão" são importantes e como estudá-las corretamente:

Língua Portuguesa

É cobrada em absolutamente todo e qualquer concurso público, visto que o domínio da língua culta é essencial para a Administração Pública. Basicamente a matéria é dividida em três frentes:

- Gramática (domínio das regras da língua);
- Interpretação de textos (compreensão de mensagens contidas em peças textuais);
- Redação (capacidade de comunicação clara em peças textuais).

Essa matéria deve ser estudada muito bem, de forma completa e exaustiva, lançando mão de bons livros que ensinem a matéria de forma clara e descomplicada.

No estudo dessa matéria tenha em mente que todas as suas frentes têm igual importância e que mesmo que você tenha bom conhecimento em alguma ou mesmo todas elas nem pense em deixar de estudá-la, visto que é cobrada com muito rigor nos concursos públicos.

Informática

Engana-se quem acredita que a prática cotidiana de informática é suficiente para acertar todas as questões de Informática cobradas nas provas de concursos públicos, uma vez que os conhecimentos cobrados são muitíssimo específicos, devendo ser devidamente estudados com a ajuda de bons livros.

Basicamente a matéria é dividida em três frentes:

- Hardware (tipos de computadores, componentes, etc);
- Sistemas operacionais (Windows XP, Windows 7, Linux, etc);
- Softwares (Windows Office, BrOffice, etc).

Portanto, tenha muito cuidado para não cair na tentação de deixar em segundo ou mesmo terceiro plano o estudo dessa matéria para que não descubra tarde demais que deveria ter estudado com muito mais seriedade e atenção.

Por ser uma matéria onde teremos grande parte do tempo a sensação de “já sei isso”, a disciplina nos estudos é essencial, sem ela você estudará apenas de forma parcial e incompleta.

Direito Constitucional

É o ramo do Direito Público Interno que se dedica análise e interpretação das normas contidas na Constituição Federal. Comotodo o regramento jurídico do país, no qual se baseia a Administração Pública, tem origem na Constituição Federal, essa matéria deve ser aprendida e compreendida muito bem por todos os que desejam se tornar servidores públicos.

Apesar de ser algo assustador inicialmente, o Direito Constitucional é uma matéria acessível e muito interessante visto que trata de leis com as quais convivemos todos os nossos dias, o que torna seu estudo útil tanto para prestar concursos públicos como para aumentar nossa consciência de cidadania.

Acredito pessoalmente que antes mesmo de começar a estudar Direito Constitucional o concurseiro deve ter um primeiro contato com a lei maior do país utilizando para isso de uma boa “Constituição Federal interpretada”, ou seja, uma Constituição Federal que tem cada um dos seus artigos, parágrafos e incisos interpretados para que o entendimento de tal regramento legal seja mais fácil e rápido. Afinal de contas, não é possível construir as paredes e telhado de uma casa sem antes construir sua base.

Apesar de não ser uma matéria “chata” ou mesmo difícil, o estudo sistemático tanto da Constituição Federal quanto da matéria de Direito Constitucional demanda muita disciplina para que seja feita da forma correta.

Direito Administrativo

É um ramo do Direito Público Interno que tem por objeto o estudo dos órgãos, entidades, agentes e atividades públicos, e a sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público. Ou seja, o Direito Administrativo estuda exatamente a Administração Pública e os servidores públicos, o que o torna imprescindível e muito interessante para todos os aspirantes ao serviço público.

Apesar de ser bastante interessante, essa matéria é caracterizada pela grande quantidade de detalhes e prazos que deverão ser memorizados, visto que são comumente cobrados em prova.



 Fonte: UOL.
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Maior Flor do Mundo de José Saramago

Top 10 filmes de 2013 que vieram de livros





O caso de amor entre a Literatura e o Cinema não é novidade para ninguém. Todo novo anúncio de obra adaptada gera expectativa e discussão entre os fãs dos livros que irão se tornar cenas em movimento. Assim, 2013 promete ser um ano com muito assunto para a mesa de bar de cinéfilos e bibliófilos. Dentre as inúmeras estreias de grandes produções cinematográficas baseadas em obras literárias para o ano que vem, separamos um Top 10 para você já ir reservando dinheiro para o ingresso e a pipoca:
 
O HobbitA desolação de Smaug: O primeiro filme baseado no livro homônimo de J. R. R. Tolkien ainda nem estreou, mas os outros dois já tem dada de lançamento prevista. No caso do segundo, em que o herói hobbit Bilbo enfrentará o dragão Smaug, a estréia é no final de 2013. Já o último da série, só em 2014.
Jack – O caçador de gigantes: Mais uma adaptação do conto de fadas “João e o Pé de feijão”. O ator que faz o protagonista, Nicholas Hoult, é o mesmo que fez o Fera em X-men: primeira classe. A estréia do filme de João, digo, Jack, vai ser em março.
Hitchcock: Em fevereiro, Anthony Hopkins, Helen Mirren, Scarlett Johansson contam parte da história de um dos mais reconhecidos cineastas de todos os tempos. O longa é baseado no livro Alfred Hitchcock and the Making of Psycho, de Stephen Rebello.
 
Carrie: Outro filme inspirado num trabalho de alguém que sabia arrancar sustos vai estrear ano que vem. Baseado no livro de Stephen King, Carrie – A Estranha, o filme, sobre o qual já demos algumas informações, é um remake do clássico longa de 1976.
Guerra Mundial Z: As fãs de Brad Pitt terão uma razão para lotar as salas do cinema pelo menos uma vez em 2013. O galã vai protagonizar um filme de ação, baseado no livro com o mesmo nome, de Max Brooks, em que é um oficial das Nações Unidas que sobreviveu à guerra de humanos contra zumbis.
Os Miseráveis: O enredo clássico do livro de Victor Hugo inspirou um dos mais famosos musicais da Brodway, nos Estados Unidos, e será recontado em versão cinematográfica. O diretor Tom Hooper é o mesmo de “O Discurso do Rei” e atores como Hugh Jackman, Russell Crowe e Anne Hathaway contracenam no longa que estreia em março.
Sangue Quente: Histórias de amor água com açúcar sobre vampiros, demônios e lobisomens já tomaram as telonas. Em 2013, será a vez dos Zumbis. A história veio do livro Warm Bodies, de Isaac Marion. Certamente, muitos desejos carnais aparecerão ao longo das sessões a partir de fevereiro.
 
Jack Reacher – O Último tiro: Se Brad volta às projeções, é claro que Tom Cruise não ia ficar de fora. O pequeno Sr. Missão Impossível encarna um policial protagonista do livro homônimo de Lee Child.
Anna Karenina: A atriz que incorporou as heroínas de Orgulho e Preconceito e da série Piratas do Caribe, Keira Knightley, vai incorporar a aristocrata russa do clássico de Tolstói. Inclusive, já contamos alguns detalhes aqui.

O Grande Gatsby
: Realmente parece que todos os supostos galãs de Hollywood decidiram colocar o carro na rua em 2013 (E musas também. Já que vamos ser presenteados, no mesmo ano, com novas atuações de Knightley, Hathaway e Johansson!). Além de Pitt e Cruise, no ano que vem, Leonardo Di Caprio estréia novo longa baseado em um bestseller de F. Scott Fitzgerald que fala sobre a sociedade americana do começo do século XX. História que também já adiantamos no Pra Ler.
Fonte:  R7