quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º de Maio. Dia do Trabalho


História do Dia do Trabalho, comemoração, 1º de maio, criação da data, origem, eventos, protestos,
 reivindicações, direito dos trabalhadores, bibliografia
História do Dia do Trabalho - Manifestantes em Chicago - 1886
Manifestações e conflitos em Chicago (1886): origem da data
 
História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

domingo, 27 de abril de 2014

Língua Portuguesa

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa encerra-se dia 30

Termina no dia 30 deste mês o prazo para as inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Até essa data, os professores interessados em participar da olimpíada devem acessar o site da OLP e realizar sua inscrição de acordo com a modalidade que irá participar.
A Olimpíada de Língua Portuguesa diferencia-se das demais competições nacionais pelo fato de desenvolver ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da escrita e leitura nas escolas públicas. 
O RN contou com a formação de 1100 profissionais, entre professores e representantes de secretarias municipais de educação, que por meio das experiências e metodologias ensinadas nas formações regionais devem aplicar os conteúdos da OLP em sala de aula.
Podem participar docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de memórias literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalham com crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero artigo de opinião.
Para o coordenador de Avaliação Escolar da SEEC, Afonso Gomes, a olimpíada é um das mais importantes ações de incentivo a escrita e leitura que as escolas podem realizar: “A olimpíada é a única competição no Estado que oferece uma formação para o professor e aluno voltada para a escrita e leitura”. Todos os municípios do RN já aderiram a olimpíada.
Na semana que antecede o fim das inscrições, 304 escolas estaduais já foram inscritas e a expectativa é que esse número cresça até a próxima quarta-feira. Depois do dia 30 de abril as escolas devem realizar as oficinas de leitura e produção de texto, culminando no envio dos textos selecionados na escola para a Comissão Julgadora Municipal no dia 15 de agosto. As fases estadual, regional e nacional serão realizadas entre os meses de setembro e novembro. Os vencedores nacionais serão conhecidos dia 1 de dezembro de 2014.