sábado, 28 de setembro de 2013

Língua Portuguesa

9 motivos para estudar Português

 

Fonte: http://linguaportuguesacaxambu.blogspot.com.br/
Foto: Claudia Marianno
Foto: Ter o hábito de ler ajuda nos transportarmos para onde nossa imaginação nos levar
Saiba mais sobre todos os benefícios da aprendizagem da Língua Portuguesa
Nós usamos a Língua Portuguesa desde que temos apenas dois anos de idade - às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, é verdade. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta. É preciso saber ler, escrever, interpretar. E mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.

Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua. O Português, nossa língua mãe, nos possibilita uma boa comunicação, facilita a vida em sociedade e é essencial para o aprendizado de outras disciplinas. E talvez você não saiba, mas é uma das línguas mais faladas do mundo. Como você pode ver, motivos não faltam para levar a sério a disciplina de Língua Portuguesa. Veja abaixo 9 motivos para estudar a nossa língua.
Para ler, clique nos itens abaixo

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Saúde


Hum...! Deixando a dica! Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...! Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, se enviar à pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, poderá salvar pelo menos  uma vida: Hoje no Japão, beber água imediatamente ao acordar tá virando um costume. Fato este que a científica tem demonstrado um ganho na vida das pessoas. Veja abaixo para que serve beber água   em jejum logo ao acordar. Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças: Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.
Método de tratamento:
1. De manhã e antes mesmo  de escovar  os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.
Número de dias que o tratamento requer para a cura das doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana,  e desde a segunda semana, diariamente. Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento tenderá de urinar frequentemente.
Fonte: Portal Faz Bem a Saúde

Equilíbrio



Cão ajuda no desenvolvimento de bebê com Down; leia essa e mais histórias



Ter um animal de estimação traz um lista infindável de benefícios. É o que garante Hannelore Fuchs, veterinária e psicóloga de São Paulo, especializada em comportamento animal. "Tudo começa pelo lado fisiológico", descreve ela. "O toque, a percepção da pele do animal, faz nosso organismo liberar endorfinas, as substâncias por trás da sensação de bem-estar". O olhar também entra nesse somatório.
De acordo com um estudo realizado pela American Heart Association, criar um animal reduz fatores de risco para doenças cardíacas, como a pressão alta, colesterol ruim elevado, estresse, obesidade e ajudam, ainda, na recuperação de pacientes infartados. 
 
Um estudo coordenado pela especialista no Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), em São Paulo, mostrou que a visita dos bichos suspendia provisoriamente a dor nas crianças doentes. 
 
Por falar em crianças, a garotada que é criada ao lado desses companheiros tem mais facilidade de se tornar responsável. Sem contar que o animal é uma presença constante que preenche carências psicossociais, afastando a solidão do idoso, divorciado, solteirão ou dos pais que veem as crias saírem de casa. E ainda não critica o dono.

"Ele assume o papel de filho, amigo, de quem quer que seja do sistema familiar. Isso é atribuído de acordo com sua necessidade", explica Hannelore Fuchs. Não é de estranhar ver alguém se referir como o papai ou a mamãe de um cão ou gato. 
 
Há, também, os animais que são usados como intermediários para pessoas com problemas específicos, como os cães que auxiliam pessoas com deficiência visual ou física. "É algo de valor inestimável, pois tira a dependência desse indivíduo em relação a outro ser humano", diz Hannelore. "Faz com que ele se sinta mais inteiro e no controle da situação".
 
 
Álbum reúne fotos de animais de estimação e seus donos
Veja Álbum de fotos
É claro que existem histórias de sucesso e fracasso quando o assunto é animal de estimação. A compra ou adoção de um gato ou cachorro não é necessariamente sinônimo de que tudo vai melhorar no dia a dia. "Daí um dos motivos para o alto índice de abandono", aponta Mauro Lantzman, que é veterinário e especialista em comportamento animal em São Paulo. Muitos adquirem um animal por impulso. Por isso, alguns fatores devem ser avaliados antes de decidir ter um bicho.

"Existem algumas etapas", relata Lantzman, que também é professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Primeiro, deve-se optar pelo animal mais adequado: no seu caso, é melhor ter um cachorro ou um gato? Qual é a melhor raça?

Até dentro da ninhada, dá para ver como o animal responde aos estímulos e se comporta em relação aos outros cães ou pessoas no dia a dia: tem tendência a ser dominante, hiperativo, dócil ou medroso –e o medroso, muita vezes, se revela bastante bravo.

Outras questões que o especialista faz: é para uma casa ou um apartamento? Como é a rotina da família? Já teve um cachorro ou não? Se for um animal de maior porte, é preciso checar se o futuro dono vai ter disponibilidade para passear com ele.

Hannelore Fuchs diz que um cão grande e sossegado como um Golden Retriever pode ser bacana para uma criança, mas com ele vem o ônus de ter mais cuidados, por se tratar de um animal maior e peludo. "Na hora de escolher, pensamos mais na gente, mas também é preciso levar em conta o bem-estar do animal", afirma Lantzman. Portanto, ao pensar em ter um bicho, lembre-se que ele viverá muitos anos e que a vida e a saúde dele dependerão de você.
Fonte: uol

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Concurso

Prefeitura de Mossoró abre seleção com 325 vagas para diversos cargos.

A Prefeitura Municipal de Mossoró, Rio Grande do Norte, informa a todos por meio de publicação do Edital nº 001/2013, que irá realizar Concurso Público, com o objetivo de prover 325 vagas em diversos Cargos na área da Educação e Saúde, para atuarem na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude e na Secretaria Municipal de Educação e do Desporto.
As vagas abrangem as seguintes funções: Assistente Social (40); Psicólogo (19); Técnico de Nível Superior (32); Assistente Social (04); Educador Físico (05); Intérprete de Libras (02); Nutricionista (02); Professor de Artes (06); Professor de Ciências (09); Professor de Educação Física (20); Professor de Ensino Religioso (02); Professor de Geografia (05); Professor de História (03); Professor de Língua Estrangeira (Inglês) (06); Professor de Língua Portuguesa (07); Professor de Matemática (07); Professor de Música (06); Professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) (150).
Para se inscrever neste certame os profissionais devem acessar o site da organizadora www.comperve.ufrn.br entre às 8h do dia 14 de outubro de 2013 até às 23h59 do dia 04 de novembro de 2013. O candidato deverá preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 70,00.
Haverá aplicação de Provas Objetivas; Conhecimentos Específicos; Didática Geral e de Títulos, para selecionar os profissionais inscritos. As provas serão aplicadas de acordo com o cargo pretendido. O conteúdo programático está discriminado no Edital, que pode ser consultado em nosso site no link abaixo.
Este certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Fonte: Concurseiro do RN.

Saúde

Médicos alertam para os riscos das doenças cardiovasculares no Brasil

doenças-cardiovascularesO Brasil é um dos países que assinaram o compromisso internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) de diminuir o número de casos de mortes por infarto e por acidente vascular cerebral (AVC), o chamado derrame, em 25% até o ano de 2025.
O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Carlos Alberto Machado, disse à Agência Brasil que para atingir a meta é preciso conscientizar a população para a gravidade desses problemas no Brasil. Segundo ele, os dados de um relatório de 2011 do Ministério da Saúde apontam que anualmente 344 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares no país.
O médico acrescentou que um congresso americano, em Indianápolis, mostrou que crianças com sobrepeso têm duas vezes mais risco de desenvolver hipertensão e, no caso de adultos, o risco sobe para quatro vezes mais. “É preciso tratar os fatores de risco para evitar o infarto lá na frente”, ressaltou.
O cardiologista ressaltou a necessidade de conscientizar a população a ter hábitos sadios como alimentação mais saudável e evitar o fumo. “Devemos começar o mais cedo possível. A última Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] mostrou que a população está comendo mais carne com gordura. Antes as crianças brincavam jogando bola.
Hoje elas passam até seis horas diante do computador e da televisão com videogame”, disse.

Fonte: Robson Pires.

domingo, 22 de setembro de 2013

Imaginação é tudo

Produção de texto: Misturando as  histórias:
A bruxa e os três porquinhos

E
ra uma vez uma bruxa mal, que estava com muita fome. E resolveu enfeitiçar uma maçã, para três porquinhos (Pedro, Lucas e Tone). Ela disfarçou-se ser  em uma linda porquinha. Foi para a casa de palha do Tone (o mais novo dos irmãos), bateu a porta e ofereceu  maçã, o porquinho apaixonado aceitou, daí ela foi para a casa de madeira de Lucas, e ele também aceitou. Depois ela foi para a casa de tijolos de Pedro, o mais velho é o mais inteligente e no momento ele a viu transformando em porquinha. Bateu a porta, mas Pedro achou esquisito, unhas enormes e queixo caído. Quando entrou na casa ofereceu a ele  a maçã e o mesmo  não quis, como a bruxa não enfeitiçou a maçã resolveu comê-la, mas o porquinho Pedro foi esperto e trocou a maçã, quando ela comeu, o feitiço virou contra o feiticeiro, e a bruxa ficou enfeitiçada. E o feitiço saio dos outros dois porquinhos, e eles viveram felizes para sempre, sem bruxa.    


 Escola Municipal Isabel Aurélia Torres             
Alunos  do 6º Ano.
Ellen Beatriz Morais Pinto
Fernando José de Oliveira Torres