sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Maria Sofia! Ontem o dia e a noite foi só dela...

Comunicado Escola Zenilda Gama


Os alunos abaixo relacionados, os mesmos devem comparecer a Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres, situada a Rua Luzia Mendes de Freitas no Bairro IPE – Apodi RN, no período de 13 de janeiro a 17 de janeiro de 2014.
Agradece a Equipe Gestora
Antônia Gidélia da Costa - Diretora

RELAÇÃO DOS ALUNOS
Aíla Karina Pinheiro da Costa
Aldinir Valéria do Vale penha Pilla
Alexandre Pereira de Medeiros
Aline Sampaio da Silva
Antônia Raquel da Costa Alves
Antônio Gilvan Costa Oliveira
Bruna Raiane Diniz dos Santos
Daniela Lavinya de Oliveira Souza
Darllon Noab Costa Silva
Edinalson Miranda de Moura
Francisca Genilda Costa Oliveira
Francisca Redlane da Silva
Francisco das Chagas de Morais Júnior
Francisco Geovani da Silva Nascimento
Larissa dos Santos Batista
Leandro Silva Targino
Maria Nathalia Chagas Paiva
Maurício Eduardo de Morais Tôrres
Mikaela Vieira Gurgel
Onan da Silva Rodrigues
Sara Michaele de Oliveira

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Música- Tim Maia

Religião

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições

Em Portugal o bolo-rei possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte. Por todo o país as pessoas costumam «cantar os reis» ou as «reisadas» de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas e oferecidas pequenas refeições com doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc... Neste dia eram também muito comuns os Autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.
No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei.
Na França (agora também noutros paises) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Educação

INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM NESSA SEGUNDA (06)

 
 
Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir dessa segunda (06/01). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. No site do programa os estudantes já podem consultar as vagas disponíveis em pelo menos 115 instituições.
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é quem pode participar. Você faça a escolha correta e tenha um futuro profissional brilhante!

Reflexão: Acreditar é possivel sempre.

Culinária

Cebola Frita1377008_679746392035474_694313679_n


Aquela cebola  famosa do restaurante famoso. Boa demais né? Que tal aprender a fazer?

Ingredientes

1 cebola grande
Água o suficiente
500 g de farinha de trigo
4 ovos
1 xícara de chá de leite
1 colher de chá de pimenta caiena
1 pitada de paprica
500 g de farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de Preparo:

  • Retire a casca da cebola, tomando cuidado para não retirar muita casca
  • Usando uma faca afiada, dividir a cebola em 4 partes, começando do alto para a raiz, deixando aproximadamente 1 cm de raiz
  • Repita esse processo ate chegar em 16 partes
  • Coloque a cebola em um recipiente e cubra com água fervente, reserve ate as pétalas começarem a abrir
  • Em seguida mergulhe em água gelada e reserve ate a cebola se abrir em flor e depois leve a mesma para uma peneira ate escorrer toda água
  • Bata os ovos com o leite, junte sal, pimenta e páprica
  • Passe a cebola na farinha de trigo na batida de ovos, empane na farinha e rosca, e frite em óleo quente